Prefeitura e São Vicente reforçam Plano de Contingência por conta do aumento dos casos de síndrome gripal em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Prefeitura e São Vicente reforçam Plano de Contingência por conta do aumento dos casos de síndrome gripal em Jundiaí

A cidade recebeu uma média de 1.250 pessoas por dia nas Unidades Sentinelas voltadas para atender exclusivamente os casos de síndrome gripal

Published

on

Atualizado há

Gestores da Prefeitura de Jundiaí e representantes do Hospital São Vicente realizaram na manhã desta quinta-feira (30), reunião para discutir pontos de reforço do Plano de Contingência para o atendimento de casos de síndrome gripal (H3N2) nas próximas semanas, com definição de protocolos e ampliação dos serviços.

Na terça (28) e quarta-feira (29), a cidade recebeu uma média de 1.250 pessoas por dia nas Unidades Sentinelas voltadas para atender exclusivamente os casos de síndrome gripal. Além da UPA Vetor Oeste e do PA Hortolândia (que tem o atendimento dividido entre adulto e infantil na antiga Creche do Idoso), o PA Retiro passou a atender exclusivamente pessoas com sintomas gripais com horário estendido até as 22h (entrada até as 21h). Na reunião, os gestores e técnicos discutiram a abertura de novos leitos, contratação de mais profissionais tanto para o Hospital São Vicente quanto para outros pronto-atendimentos, como a UPA do Vetor Oeste, além de outras ações previstas no plano de contingência, como o estoque de insumos necessários para o atendimento dos pacientes, por exemplo.

“O quadro atual traz preocupação. O número de casos está aumentando de forma acelerada e, como é de costume na gestão do prefeito Luiz Fernando, já colocamos em prática um plano de ação e nos antecipamos aos novos cenários projetados para as próximas semanas, com o disparo de providências e investimentos necessários à organização dos serviços, de forma que nenhum munícipe fique sem atendimento, a exemplo do que foi na Covid-19”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Atualmente, estão internados 34 pacientes com casos de síndrome respiratória aguda grave no Hospital São Vicente. Desse total, dois estão confirmados com Covid-19, sete com Influenza e 25 à espera de resultados de exame. No hospital, o aumento da entrada de novos casos com síndrome gripal, na semana do dia 20, é de 250%.

“Nosso Plano de Contingência já está sendo colocado em prática e agora estamos reforçando os serviços para o final de ano e início do próximo ano,  que sofrerá reflexos em razão das confraternizações, férias, festas e o aumento do contato entre pessoas”, declara o gestor de Saúde, Tiago Texera. “É importante que a população compreenda que o vírus avança de forma rápida e pode ter efeito multiplicador em massa. Por isso, nós estamos fazendo adequações para preparar novos leitos no próprio Hospital São Vicente, bem como estamos comprando mais 15 leitos no Hospital Santa Elisa, dialogando com a Diretoria Regional de Saúde para abertura de leitos no Hospital Regional e com outras cidades, para que cada município preste atendimento a seus pacientes. É importante lembrar que Jundiaí não é referência regional para o atendimento de casos de síndrome gripal. Cada município é responsável, dentro de sua estrutura de Saúde, por garantir assistência completa a esses casos para seus munícipes.”

Prevenção é fundamental
A população deve estar atenta a medidas de prevenção à síndrome gripal. Entre elas, minimizar o contato com outras pessoas, não dividir utensílios e aparelhos eletrônicos de uso pessoal, manter higiene constante do ambiente e das mãos, ficar em espaços com circulação de ar, respeitar todas as recomendações médicas e usar máscara.

As pessoas devem procurar as unidades sentinelas em caso de falta de ar e/ou febre alta persistente ou se for parte de algum grupo de risco (diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, imunossuprimidos, pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos). Pacientes com sintomas leves devem evitar se dirigir às unidades sentinelas.

Além dos gestores das unidades de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, de Promoção da Saúde, Tiago Texera, da gestora adjunta de Inovação e Relação com o Cidadão, Carolina Arvigo, também participaram da reunião na manhã desta quinta-feira o diretor clínico do Hospital São Vicente, Frederico Michelino de Oliveira e o assessor da superintendência do Hospital São Vicente, Alexandre Mezei.

Jundiaí

Jundiaí: Anhangabaú terá calçadas mais acessíveis para pessoas com deficiência

A iniciativa beneficiará os usuários do Instituto Luiz Braille e CECE Dr Nicolino de Luca. Saiba mais.

Published

on

Bairro Anhangabaú, em Jundiaí
As obras têm prazo estimado de seis meses (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

As calçadas no entorno do Lar Nossa Senhora das Graças, Instituto Luiz Braille e CECE Dr Nicolino de Luca (Bolão), no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, receberão melhorias significativas em sua acessibilidade. A iniciativa, antiga reivindicação da comunidade, terá início ainda em julho e será executada pela Prefeitura de Jundiaí, com projeto elaborado pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e…

Continue Reading

Jundiaí

ACE inicia encontros com pré-candidatos a prefeito de Jundiaí

A iniciativa dá espaço para que cada pré-candidato a prefeito de Jundiaí apresente suas propostas de governo, com foco no desenvolvimento dos negócios na cidade.

Published

on

Presidente da ACE se encontrará com pré-candidatos a prefeito de Jundiaí
Confirmaram presença Gustavo Martinelli (União), Higor Codarin (PSOL), José Antonio Parimoschi (PL), Ricardo Bocalon (PSB) e Silas Feitosa (PRTB) (Foto: ACE Jundiaí)

A Associação Comercial Empresarial (ACE) se prepara para iniciar um ciclo de reuniões com os pré-candidatos a prefeito de Jundiaí. O objetivo da iniciativa, que se inicia na próxima semana, é dar espaço para que cada postulante apresente suas propostas de governo, com foco especial no desenvolvimento e crescimento dos negócios na cidade. As reuniões acontecerão na sede da ACE,…

Continue Reading

Jundiaí

Concertos Astra-Finamax traz uma das principais orquestras de ópera do país para Jundiaí

A 26ª Temporada do Concertos Astra-Finamax traz para o Teatro Polytheama a Orquestra do Theatro São Pedro. Os ingressos já estão à venda.

Published

on

Concertos Astra-Finamax
50% da renda com a venda de ingressos será revertida à Fundação Casa da Cultura e 50% ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille (Foto: Divulgação/)

A 26ª Temporada do Concertos Astra-Finamax recebe, no dia 13 de julho, a Orquestra do Theatro São Pedro, uma das principais orquestras de ópera do país em Jundiaí. O concerto, que será realizado no Teatro Polytheama, contará com a regência do maestro Ira Levin e a participação da soprano Gabriella Pace. A Orquestra do Theatro São Pedro apresentará um programa…

Continue Reading

Jundiaí

Centro de Saúde do Trabalhador de Jundiaí está em 1º lugar entre melhores do Brasil

O CEREST de Jundiaí obteve nota máxima – 78 pontos – no Qualifica CEREST do primeiro quadrimestre de 2024.

Published

on

Centro de Referência e Saúde do Trabalhador de Jundiaí
O CEREST é referência técnica e pedagógica, desenvolvendo ações para a prevenção de acidentes e cuidado com os trabalhadores (Foto: )

O Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) de Jundiaí conquistou um resultado notável no Qualifica CEREST do primeiro quadrimestre de 2024, obtendo a nota máxima de 78 pontos. Esse reconhecimento coloca o município na primeira posição no ranking dos 25 melhores CERESTs do Brasil, um feito que demonstra a excelência do trabalho desenvolvido pela unidade em prol da…

Continue Reading

Jundiaí

Coral Divino em Canto abre inscrições para novos integrantes

Os interessados devem ser maiores de 18 anos e poderão se inscrever até o dia 26 de julho. Saiba mais.

Published

on

Integrantes do Coral Divino em Canto
O coral é um projeto musical mantido pelo Colégio Divino Salvador, de Jundiaí (Foto: Divulgação/Coral Divino em Canto)

O Coral Divino em Canto, projeto musical mantido pelo Colégio Divino Salvador de Jundiaí, está com inscrições abertas para novos integrantes. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e poderão se inscrever até o dia 26 de julho. Para integrar o coral não é preciso ter experiência e nem ter conhecimento de partitura, apenas comprometimento e vontade de cantar.…

Continue Reading