Prefeitura e soldados do GAC atuam para conter casos de dengue em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura e soldados do GAC atuam para conter casos de dengue em Jundiaí

As ações percorrerão o bairro Ivoturucaia, região considerada local de transmissão da dengue na cidade. Saiba mais.

Publicado

em

Atualizado há

Equipes da VISAM e soldados do GAC realizam força-tarefa para conscientizar e buscar possíveis criadouros (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí realiza nesta quinta-feira (4) a primeira força-tarefa de 2024 de enfrentamento e combate as arboviroses. Equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), com o apoio de soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy, percorrerão imóveis do bairro Ivoturucaia para orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A região é considerada local de transmissão da dengue, com 14 casos confirmados para a doença e quatro exames aguardando resultado.

“Estamos reforçando as medidas, pois é fundamental contermos o avanço da dengue, evitando internações e óbitos. Todo o Município receberá ações extras para acabarmos com a proliferação do mosquito, iniciando pelo Ivoturucaia, que segue com transmissão. Estivemos no território no dia 28 de dezembro e voltaremos ao bairro com os soldados em uma grande mobilização”, informa a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

O Boletim de Arboviroses do dia 29 de dezembro indicou que o Município estava com 1.093 casos de dengue, sendo 927 autóctones e 166 importados. Alguns exames de 2023 ainda estão no aguardo de resultados. Neste ano, até o momento, a cidade registrou três notificações com sintomas. O risco de epidemia é iminente, conforme alerta do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

A situação se agrava pela variação climática e pelo retorno dos sorotipos 3 e 4 da dengue, que não circulavam há cerca de 15 e 10 anos, respectivamente. A Prefeitura ampliou as estratégias de enfrentamento a partir de trabalho intersetorial, em complemento ao trabalho realizada VISAM e pela Atenção Básica.

Contrapartida

A Prefeitura de Jundiaí reitera a importância do esforço conjunto entre o Poder Público e a Sociedade. O Aedes Aegypti também transmite as arboviroses zika e chikungunya, igualmente graves. Para conter a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água em ambientes como pratos de plantas, calhas, pneus, latas, entre outros objetos. Levantamento apontou que, em Jundiaí, 85% dos criadouros estão nas residências.

“É uma luta que exige uma contrapartida da sociedade. A população precisa eliminar os criadouros. Não podemos deixar para amanhã e não estamos falando de determinado bairro; o alerta é para todos. É necessário olhar agora os quintais, o interior das residências e comércios. Basta uma tampinha com água para termos uma nova geração de mosquitos”, acrescenta a biomédica.

Sintomas

Entre os principais sintomas da dengue estão: febre, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A orientação é procurar a Unidade de Saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento adequado.

Jundiaí

Hospital São Vicente promove evento especial para colaboradores no Parque da Cidade

Publicado

em

Brincadeiras e oficinas garantiram a diversão de todos (Foto: HSV)

Neste sábado (11), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) deu início às celebrações do Dia do Profissional de Saúde e da Enfermagem com um evento festivo no Parque da Cidade de Jundiaí. Conhecido como “Dia da Família”, o evento contou com uma série de atividades lúdicas e educativas, visando proporcionar um dia de lazer e integração para…

Continuar lendo

Jundiaí

Doações no Fundo Social de Jundiaí retornam na segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Voluntários organizam doações no FUNSS de Jundiaí, preparando para enviar ao sul do país (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A recepção de doações às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, no Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) de Jundiaí, foi suspensa às 13h deste sábado (11) e retorna às 9h de segunda-feira (13). Devido ao grande volume de insumos, a suspensão é necessária para organização do fluxo e carregamento dos caminhões. Na manhã de hoje, dois veículos saíram…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí se une em corrente de solidariedade e já envia mais de 440 toneladas ao Sul

Carreta carregada com doações parte de Jundiaí rumo ao Rio Grande do Sul, levando esperança e alívio às vítimas das chuvas.

Publicado

em

Ações conjuntas da comunidade e empresas ampliam o alcance das ajudas enviadas para as áreas afetadas no Sul. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Diante das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de 10 dias, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e da Rede Jundiaí de Cooperação, tem unido esforços para auxiliar as vítimas da tragédia. Ações conjuntas para auxiliar os gaúchos A iniciativa consiste na arrecadação e no envio de doações para…

Continuar lendo

Jundiaí

Restaurantes do Bom Prato oferecem pela primeira vez cardápio de Dia das Mães

Unidades vão funcionar neste sábado (11) e domingo (12) com cardápios especiais

Publicado

em

Por

As unidades fixas vão servir um cardápio especial (Foto: Governo do Estado de SP)

Os restaurantes Bom Prato estarão abertos neste domingo (12) especialmente para celebrar o Dia das Mães. As unidades fixas prepararam um cardápio especial. Os pratos variam de acordo com a localidade. Entre as delícias para a data, estão carne seca com abóbora e frango assado na maionese, batata assada com ervas finas, salada summer e vinagrete de cebola roxa. Para…

Continuar lendo

Jundiaí

Mães empreendedoras em Jundiaí: inspiração para a família e a economia local

Explorando histórias inspiradoras e apoios disponíveis para as mães que transformam Jundiaí com suas iniciativas.

Publicado

em

Por

Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor
Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí celebra o Dia das Mães homenageando as mulheres que conciliam maternidade e sucesso nos negócios O Dia das Mães é um momento para celebrar a força, a dedicação e o amor das mulheres que geram vida. E em Jundiaí, essa data ganha um significado ainda mais especial, pois a cidade reconhece a importância das mães empreendedoras como inspiração para…

Continuar lendo
Publicidade