Prefeitura implanta estação de recarga para veículos elétricos como incentivo à eletromobilidade
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura implanta estação de recarga para veículos elétricos como incentivo à eletromobilidade

O uso da estação de recarga é gratuito nesta fase experimental, pelo prazo de 90 dias, com uma análise da procura, fluxo e volume de veículos

Publicado

em

Atualizado há

Posto de recarga para carros de propulsão elétrica foi implantado na Prefeitura de Jundiaí
Posto de recarga para carros de propulsão elétrica foi implantado na Prefeitura de Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Já está em funcionamento desde meados de agosto a estação de recarga de veículos elétricos, instalada em frente ao Paço Municipal de Jundiaí, com o objetivo de atender à demanda de veículos automotivos elétricos oficiais e também de propriedade de munícipes. A iniciativa faz parte das ações direcionadas para Cidade Inteligente e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo meio ambiente.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos. O uso da estação de recarga é gratuito nesta fase experimental, pelo prazo de 90 dias, com uma análise da procura, fluxo e volume de veículos. A implantação de uma eventual cobrança será analisada posteriormente.

“Ainda temos poucos eletropostos nas cidades paulistas e no país. Com essa ação a Prefeitura de Jundiaí dá um importante passo no incentivo à eletromobilidade. Os ganhos ambientais são incontáveis, principalmente na redução da emissão de gás carbônico”, destaca Simone Zanotello de Oliveira, gestora de Administração e Gestão de Pessoas.

Segundo a gestora, está em processo de licitação a aquisição de cinco veículos elétricos para compor a frota do Paço Municipal. A recarga dos veículos com propulsão elétrica é realizada nas duas vagas demarcadas, localizadas no estacionamento ao lado da guarita da Guarda Municipal.

“A eletromobilidade é energia limpa que está em expansão para a movimentação de veículos. O ponto de recarga é mais uma ação de Jundiaí, Cidade Inteligente e das Crianças, para avanço na qualidade de vida da população”, comenta o gestor de Mobilidade e Transporte (UGMT) Aloysio Queiroz.

Para a utilização, é necessário um cadastro prévio do veículo no Departamento de Administração do Paço, com as informações do veículo e os dados pessoais do proprietário e condutor.

Após o responsável concordar com as regras do regulamento para utilização da estação, é retirado um cartão no Departamento de Administração, durante o horário de funcionamento, que deve ser devolvido após o término da recarga. O tempo máximo para a utilização inicialmente é de até duas horas por veículo.

Para ter acesso ao Regulamento do Uso Rotativo da Estação de Recarga de Veículos Elétricos, no site da prefeitura.

Jundiaí

Mês de maio terá debate sobre saúde mental materna na Câmara de Jundiaí

O evento, aberto ao público, acontecerá no dia 9 de maio, às 9h30, no plenário da Câmara Municipal.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

1 em cada 4 mulheres sofre de depressão pós-parto no Brasil. A estatística alarmante, divulgada pela campanha nacional Maio Furta-Cor, motivou o vereador Faouaz Taha a realizar um encontro sobre o tema da saúde mental materna em Jundiaí. O evento, aberto ao público, acontecerá no dia 9 de maio, às 9h30, no plenário da Câmara Municipal. Faouaz, autor de leis…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Programa ‘Vovô Bem-Vindo’ abre agenda para excursões de maio

No dia 10 de maio, haverá uma visita ao Museu Solar do Barão e à Adega Fontebasso. No dia 24, o roteiro engloba o Centro das Artes e o Sítio do Português.

Publicado

em

Por

Projeto começou em abril e promove excursões de idosos 60+ em pontos históricos da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí convida pessoas com 60 anos ou mais a conhecerem os atrativos da cidade através do projeto "Vovô Bem-Vindo". A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e pela Assessoria de Políticas para a Pessoa Idosa da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), oferece excursões gratuitas a museus, adegas e outros…

Continuar lendo

Jundiaí

Senai de Jundiaí abre vagas para cursos gratuitos de tecnologia

Os cursos de Fundamentos do Python, Microsoft Power BI e Implantação de serviços em nuvem – AWS CLOUD acontecerão entre maio e julho. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Senai de Jundiaí
Foto: Divulgação/Senai Jundiaí

A Escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano”, localizada no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, está com vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais na área de TI - Tecnologia da Informação. Confira os cursos disponíveis: Fundamentos do Python Carga horária: 30 horas 15/05/204 a 24/05/2024 Aulas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h; Microsoft Power BI Carga horária: 32 horas 04/06/2024…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí abre inscrições para o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas

As vagas são para pessoas com deficiência, nascidos até 2018, sem limite de idade e moradores de Jundiaí interessados em praticar esportes.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue com as inscrições abertas para participar o sorteio de Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama). Os interessados podem se inscrever até o dia 13 de maio, às 12h. As vagas são para moradores de Jundiaí com deficiência, nascidos até 2018, interessados em praticar esportes. O sorteio virtual acontecerá no dia 15, às 14h, e a publicação…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí recebe alimentos arrecadados em evento no Parque da Uva

O evento de estética automotiva realizado no último final de semana de abril arrecadou mais de 1,4 mil quilos de alimentos.

Publicado

em

Por

As doações foram recebidas e triadas pelo Fundo Social e repassadas para as entidades cadastradas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No último final de semana, o Parque da Uva de Jundiaí recebeu um evento de estética automotiva, que arrecadou 1,4 mil quilos de alimentos, entregues para o Fundo Social de Solidariedade (Funss). Após receber e realizar a triagem dos alimentos, o Funss repassou as doações a entidades cadastradas. O diretor do Fundo Social de Solidariedade, Anderson Lopes, destaca a importância…

Continuar lendo
Publicidade