Primeira aula experimental da parceria Itália-Brasil é realizada no Centro de Enologia de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Primeira aula experimental da parceria Itália-Brasil é realizada no Centro de Enologia de Jundiaí

Encontro contou com alunos dos técnicos de Viticultura e Enologia, e Alimentos, e tratou sobre a Niagara Rosada de Jundiahy

Publicado

em

Atualizado há

Primeira aula experimental da parceria Itália-Brasil é realizada na ETEC Benedito Storani. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (4), foi realizada a primeira aula experimental da parceria entre o Centro de Viticultura e Enologia de Jundiaí e a Scuola Enologica G.B Cerletti, em Conegliano, na Itália. O encontro, na ETEC Benedito Storani, contou com alunos dos cursos técnicos de Viticultura e Enologia e Alimentos, e tratou sobre a vinificação da Uva Niagara Rosada de Jundiahy.

“Essa parceria entre os dois institutos extrapola Jundiaí, já que é muito importante para os produtores de suco e vinho de todo o Estado de São Paulo”, disse o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Eduardo Alvarez, que participou da aula representando a Prefeitura de Jundiaí.

A aula foi dada pelo enólogo Luigi Franco, professor de Viticultura e Enologia da Escola de Enologia de Conegliano e Enólogo em renomadas vinícolas venezianas e italianas; e Mauro Zardetto, também professor da Escola, técnico em vinhos, criador de formatos para a cultura alimentar e membro fundador da Associação VenetoBrasile de Conegliano.

Além da apresentação de detalhes da parceria didático-cientifica entre os dois centros, os pesquisadores também abordaram sobre o “foxy”, termo conhecido para identificar o aroma de suco de uva típico em vinhos feitos com uvas de mesa, principalmente a Niagara, e como minimizá-lo no processo de vinificação.

Mauro Zardetto, da Scuola Enologica G.B Cerletti, em Conegliano, na Itália, fala sobre a Uva Niagara. Foto: Prefeitura de Jundiaí

“A tradição não poderia ser desperdiçada, por isso colocamos a uva Niagara nos primeiros experimentos, de forma a tentarmos melhorar, cada vez mais, o processo de vinificação e os vinhos feitos com ela”, disseram os pesquisadores Mauro e Luigi.

Também fazem parte do acordo a identificação do enoavatar do Vinho Paulista, em especial para região de Jundiaí; organização de missões entre as instituições com atividades experimentais; plantio de um vinhedo experimental na ETEC com seis variedades de uvas, sendo três brancas e três tintas, além de desenvolvimento de atividades de monitoramento e catalogação de uvas e a implantação de um departamento dedicado à microvinificação e microespumatização.

“A expectativa nossa é muito alta porque vamos ter contato com pessoas que há muitas décadas têm experiência em vinificação de excelência. É o momento ideal para trazer tecnologia de ponta para que estejamos antenados com o que de melhor tem no mundo”, disse o aluno do curso de Viticultura e Enologia, Marcelo Andrade, que também tem uma pequena produção de vinhos finos.

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade