Connect with us

Jundiaí

Programa ‘Conversas de Patrimônio em Jundiaí’ trata de Acessibilidade

A ideia é realizar encontros mensais sempre com um tema alusivo ao mês da promoção

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) lançou, na tarde dessa quinta-feira (14), o programa “Conversas de Patrimônio em Jundiaí”, com a participação das arquitetas especialistas em acessibilidade e patrimônio, Silvana Cambiaghi e Érika Fioretti. Essa é uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que tem por objetivo refletir e propor ações sobre patrimônio histórico e cultural da cidade.

Na primeira mesa redonda o tema proposto foi “Acessibilidade e Patrimônio”, tendo sido escolhido já que em outubro, no dia 11, comemorou-se o Dia Nacional do Deficiente. Segundo o diretor do DPH, Elizeu Marcos Franco, a ideia é realizar encontros mensais sempre com um tema alusivo ao mês da promoção, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Cultura Jundiaí, no Facebook e do YouTube, podendo ser acessados a qualquer momento, já que permanecerão gravados.

Silvana Cambiaghi, mestre em Desenho Universal pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA), afirma que muitas pessoas pensam que um bem tombado tem que permanecer congelado. “Não é assim, um bem tombado tem que ser acessível a todos. O que não pode é um projeto ruim comprometer o bem tombado”, disse a arquiteta.

Apresentando diversos casos de bens tombados que passaram por adequações e retificações de acessibilidade, como a Cinemateca de São Paulo, a Sala São Paulo, o Theatro Municipal, o Museu do Ipiranga, entre outros, Silvana Cambiaghi comentou sobre o maior desafio neste momento para a CPA, que é o Estádio Municipal do Pacaembu, que precisa atender uma diversidade de usuários. “Estamos no início, nos primeiros passos de um grande projeto que demandará um grande estudo em que a criatividade e técnicas deverão garantir o direito de acessibilidade a todos os cidadãos”, finalizou a arquiteta.

Já Erika Fioretti, arquiteta especialista em conservação, restauro e gestão de obras de patrimônio cultural e planejamento urbano, que integra o Grupo de Conservação e Restauro de Bens Tombados da UPPH e é Conselheira suplente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), fez um breve relato das ações do Condephaat que atualmente tem 518 patrimônios materiais tombados e 141 outros bens em fase de estudo.

Relatando que grande parte do acervo protegido não tinha os acessos necessários para acessibilidade universal, Érika mostrou as intervenções realizadas com implantações de rampas, passarelas, guarda corpos, corrimãos entre outras soluções para locais como o a Igreja da ordem Terceira de São Francisco de Assis, em São Paulo que foi totalmente restaurada, ou no projeto da Fortaleza de Barra Grande, no Guarujá, que se candidatou para ser reconhecido como patrimônio mundial e para isso há que atender a requisitos como sustentabilidade e acessibilidade universal.

“Nós do patrimônio entendemos que é preciso usar muito da criatividade com soluções alternativas para tornar os espaços tombados, acessíveis a todo e qualquer tipo de pessoa, seja com dificuldade de locomoção, seja cadeirante, seja com um carrinho de bebê, enfim as pessoas precisam ter acesso ao bem que se tornou um patrimônio e isso nós buscamos no exercício da criatividade e o uso da tecnologia”, concluiu Érika.

Jundiaí

ACE Jundiaí lança grupo de networking gratuito para microempreendedores individuais

Iniciativa oferece encontros quinzenais com foco em capacitação, troca de experiências e geração de oportunidades para MEIs.

Published

on

A Associação Comercial Empresarial - ACE Jundiaí lançou nesta semana o Unace MEI, um grupo de networking gratuito e exclusivo para microempreendedores individuais. Com encontros quinzenais ao longo de seis meses, a iniciativa cria um ambiente estratégico para o desenvolvimento de habilidades, fortalecimento de conexões e apoio prático ao empreendedorismo. Um espaço para aprender e crescer Na reunião inaugural, a…

Continue Reading

Jundiaí

Transporte de carga especial exigirá bloqueios na Bandeirantes, Dom Gabriel e Anhanguera neste sábado (26)

Carga de grandes dimensões exigirá bloqueios temporários e operação em contrafluxo no Sistema Anhanguera-Bandeirantes neste sábado.

Published

on

Motoristas que utilizam o Sistema Anhanguera-Bandeirantes devem redobrar a atenção neste sábado (26/04). A partir das 23h, será realizada uma operação de transporte de carga especial, com trajeto que envolve as rodovias dos Bandeirantes (SP-348), Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300) e Anhanguera (SP-330). Entenda o percurso da carga especial O transporte começará na pista norte da Rodovia dos Bandeirantes…

Continue Reading
Pular para o conteúdo