
O projeto da estudante Rafaela Curcio, da EtecBest (Escola Técnica Estadual Benedito Storani) de Jundiaí, foi o vencedor da 19ª Febrace (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia). Ela faturou o primeiro lugar com uma estação portátil de análise dos parâmetros químicos, responsável por agilizar e melhorar o monitoramento da qualidade da água.
A iniciativa foi mostrada pelo Tribuna de Jundiaí, dia 21 de março. O projeto “Análise de Água Automatizada: Desenvolvimento de um Drone à Base de Microcontroladores” foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Rafaela, que envolveu conhecimentos nas áreas de mecatrônica e química.
Além do primeiro lugar em Engenharia, a estudante está entre os nove finalistas selecionados para participar da Feira Internacional de Ciências Regeneron (ISEF), que ocorre entre os dias 16 e 21 de maio, em formato online.
A ideia da estação portátil ganhou ainda o prêmio Destaque Associação dos Engenheiros Politécnicos. Para o coorientador, Ricardo Murilo de Paula, o resultado deve ser comemorado porque representa a quebra de vários paradigmas: “A ganhadora é uma mulher que estudou em escola pública e venceu na categoria Engenharia, com um projeto baseado em automação e mecatrônica”, afirma.
Virtual
A cerimônia online de premiação aconteceu sábado (27). O Centro Paula Souza (CPS) participou da final com 18 projetos de 13 Etecs. Os jurados avaliaram os trabalhos seguindo os critérios de criatividade e rigor científico da premiação. Os trabalhos das Etecs concorreram com outros 345 finalistas de escolas do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Desde a primeira etapa de avaliação, a competição avaliou 1.250 projetos.
A 19ª Febrace aconteceu pela segunda vez de forma virtual para atender as normas de segurança e de isolamento para o controle da pandemia. Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desde 2002, a edição de 2021 contou com mais de 4 mil estudantes, que estiveram sob a orientação de 482 professores, de 296 escolas de todo país, sendo que cerca de 70% destas unidades representavam a rede pública.
[tdj-leia-tambem]
A plataforma Febrace Virtual manteve uma programação intensa com lives e palestras promovidas no período de 15 a 27 de março. No mesmo canal, os participantes tiveram acesso à mostra dos trabalhos finalistas que permanecerão disponíveis para consulta. As equipes premiadas recebem troféus, medalhas, bolsas de estudo e estágio.
Confira os projetos de Etecs premiados na Febrace 2021 no link.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		