
O Projeto “Terra Querida, Jundiaí” é um convite aberto à população para eternizar em palavras e imagens as múltiplas identidades da cidade. A proposta integra o Selo Caronte da Editora In House do Brasil, voltado à valorização de memórias afetivas e culturais, e tem como organizadores os escritores, editores e membros da Academia Jundiaiense de Letras, José Felicio Ribeiro De Cezare e Márcio Martelli.
Inspirado no verso do Hino Oficial de Jundiaí — “Ó terra querida, Jundiaí” — o projeto convida moradores e pessoas com vínculos afetivos com a cidade a enviarem textos literários ou fotografias que expressem o amor, as histórias e os símbolos locais.
Participação gratuita e comunitária
A participação é gratuita para os autores e foi viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através de edital da Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí. Os interessados poderão contribuir com:
- Textos literários: contos, crônicas, poemas ou ensaios sobre elementos simbólicos da cidade, como o Rio Jundiaí, festas tradicionais, bairros ou vivências pessoais.
- Fotografias: registros históricos ou atuais que traduzam a memória coletiva e o sentimento de pertencimento dos moradores.
Os interessados poderão submeter suas obras à Editora In House, Revista JLetras e pelos organizadores. Estes divulgarão em breve os detalhes sobre prazos e critérios.
Curadoria literária com olhar para a diversidade
Os próprios organizadores realizarão a seleção das obras, com foco na qualidade literária, conexão com o tema e na diversidade de vozes. Ambos têm ampla experiência em projetos colaborativos de destaque, como Love is Love, Causos de Família e Eça de Queiroz – Entrelinhas queirozianas.
Conheça os idealizadores
José Felicio Ribeiro De Cezare é poeta, historiador, professor e ilustrador. Tem participação ativa em ações culturais locais, como as exposições Mais África na Escola e Ao vosso trabalho, a nossa gratidão.
Márcio Martelli é autor de mais de 40 livros, já editou mais de mil títulos e possui reconhecimento internacional, com participação em eventos literários em Portugal e curadoria da FLIVI – Festa Literária de Vinhedo.
Um legado literário para a cidade
O projeto resultará em um livro de alta qualidade editorial, que visa preservar a memória histórica e afetiva de Jundiaí, e estimular o orgulho e o sentimento de pertencimento dos moradores.
Além disso, o conteúdo deve colaborar com a promoção do turismo cultural e ainda deixar um registro duradouro para futuras gerações jundiaienses.
Mais informações serão divulgadas em breve nos perfis da Editora In House, Revista JLetras, José Felicio e Márcio Martelli, nas redes sociais.