Connect with us

Jundiaí

Ruas de Jundiaí ganharam 1,8 mil árvores de janeiro a setembro deste ano

Até o fim de novembro, a Prefeitura entregará o Plano Municipal de Arborização Urbana, que estipula regras para o plantio em áreas públicas

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Através do Departamento de Parques, Jardins e Praças, a Prefeitura de Jundiaí plantou 1,8 mil árvores de janeiro a setembro de 2021 em todas as regiões da cidade. O trabalho faz parte de diferentes ações voltadas ao desenvolvimento sustentável na cidade, e para o verão de 2021-2022, o departamento ainda prevê o plantio de mais 3.970 árvores no território de Jundiaí.

“Nenhuma cidade avança sem oferecer espaços públicos agradáveis e que possam ser ocupados pelas pessoas, o que passa necessariamente pela arborização”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. “Em Jundiaí, plantar mais árvores foi uma das reivindicações do Comitê das Crianças, que, em dezembro, nos entregou um documento com diferentes pedidos, este entre eles.”

A escolha dos locais para receber o plantio é feita através de critérios técnicos, a partir de decisões tomadas pelas unidades de gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (à qual o Departamento de Parques, Jardins e Praças responde) e de Planejamento e Meio Ambiente. Recentemente, foram plantadas na região da Vila Arens e do Vianelo 63 mudas e, até o final do ano, serão plantadas mais 163. Esse trabalho compõe o Programa de Arborização Urbana.

Uma delas, com mais de um metro de altura, fica na frente da casa da aposentada Maria Cristina Espasa, na Vila Arens. “Fiquei feliz com a presença de uma árvore aqui, adoro plantas”, conta Maria, que mora no bairro há 65 anos. “Vai ficar mais bonito e mais fresco.” Da mesma opinião é a comerciante Janelma Silva. “Gostei dessa ideia, pois adoro espaços arborizados”, diz ela, com loja no bairro há 25 anos.

“Claro que a beleza é muito importante, mas não é só isso”, afirma o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa. “Veja, por exemplo, o caso da região da Vila Arens e Vianelo, que é considerada uma “ilha de calor”. Com mais árvores ali, essa área poderá, no futuro, receber um conforto térmico maior.” Além do benefício à temperatura, o aumento do plantio e de áreas verdes cumpre outras funções, como melhorar a qualidade do ar, reduzir ruídos e picos de enchentes (devido à maior infiltração da água) e ter menor erosão do solo.

O diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Prefeitura de Jundiaí, Rudislei Santos, explica que as espécies de árvores plantadas variam de local para local. “É preciso observar tanto a característica da espécie quanto o espaço onde será plantada, como calçadas largas ou estreitas”, explica. “Em Jundiaí, utilizamos ao menos 40 tipos diferentes de árvores e muitas delas são cultivadas aqui mesmo no município, como no viveiro da Unidam e do Parque Jardim Botânico.”

Até o fim de novembro, a Prefeitura entregará o Plano Municipal de Arborização Urbana, que estipula regras para o plantio em áreas públicas e tem também a função de fomentar a arborização.

Jundiaí

FENS nos Bairros leva feira de negócios e diversão à Vila Rami, em Jundiaí

Feira gratuita leva expositores, espaço kids, compras e atividades culturais à Vila Rami nos dias 2, 3 e 4 de maio.

Published

on

A 3ª edição da Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS) nos Bairros, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, acontece nesta semana com programação especial para os dias 2, 3 e 4 de maio, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Rami. O evento tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo, fortalecer a economia local e oferecer entretenimento gratuito para todas…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é sede de curso nacional sobre enfrentamento às mudanças climáticas

Município integra iniciativa do Ministério das Cidades que capacita servidores para soluções urbanas sustentáveis.

Published

on

A cidade de Jundiaí deu início nesta semana às atividades presenciais do curso “Urgências Climáticas – Implementando soluções em territórios urbanos vulneráveis”, promovido pelo Ministério das Cidades em parceria com o Instituto Lincoln e a WRI Brasil. Selecionada entre apenas dez municípios brasileiros, Jundiaí reforça seu compromisso com a construção de políticas públicas para o enfrentamento das mudanças climáticas. Formação…

Continue Reading
Pular para o conteúdo