Sem chuvas há mais de um mês, Jundiaí entra em estado de 'Observação'
Conecte-se conosco

Jundiaí

Sem chuvas há mais de um mês, Jundiaí entra em estado de ‘Observação’

Na segunda (4), a Umidade Relativa do Ar (URA) chegou ao valor mínimo de 33%

Publicado

em

Atualizado há

Foto de Jundiaí
Município registra baixa Umidade Relativa do Ar (URA) nas últimas semanas (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí não recebe uma chuva significativa há mais de um mês. A última chuva expressiva que atingiu o município foi no dia 29 de março, quando houve uma precipitação de 55 mm e, por conta disso, a Umidade Relativa do Ar (URA) está baixa nestas últimas semanas.

Segundo o monitoramento realizado pela Defesa Civil de Jundiaí, a URA nos últimos cinco dias – de 30 de abril a 4 de maio – está atingindo valores mínimos na casa dos 30%, valor limite para o ingresso no estado de Atenção.

Na segunda (4), a URA chegou ao valor mínimo de 33%, o que mantém o município em Estado de Observação.

Entre as recomendações para minimizar os efeitos da baixa URA, estão umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.; consumir muita água; lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz; manter a casa sempre limpa e arejada – já que o tempo seco aumenta a concentração de ácaros e poeira – e, principalmente, não queimar lixo nem provocar queimadas.

De acordo com a Defesa Civil, nesta quarta (6) a passagem de uma frente fria pela costa paulista criará condição para pancadas de chuva generalizadas por todo o território paulista.

Queimadas

A população pode denunciar queimadas através do aplicativo da Prefeitura de Jundiaí, inclusive com o envio de fotos e geolocalização. Também é possível denunciar por telefone, via 156.

As denúncias que forem enviadas pelos munícipes, seja pelo aplicativo ou por telefone, serão direcionadas ao Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura para fiscalização e eventual autuação segundo a Lei Municipal nº 8.858, de 07 de novembro de 2017.

Só este ano, até esta terça (5), 119 denúncias de queimadas haviam sido recebidas pela Prefeitura, pelo 156 e pelo aplicativo.

Foto de área verde queimando

População pode denunciar queimadas através do aplicativo da Prefeitura de Jundiaí, inclusive com o envio de fotos e geolocalização (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí

Restaurantes do Bom Prato oferecem pela primeira vez cardápio de Dia das Mães

Unidades vão funcionar neste sábado (11) e domingo (12) com cardápios especiais

Publicado

em

Por

As unidades fixas vão servir um cardápio especial (Foto: Governo do Estado de SP)

Os restaurantes Bom Prato estarão abertos neste domingo (12) especialmente para celebrar o Dia das Mães. As unidades fixas prepararam um cardápio especial. Os pratos variam de acordo com a localidade. Entre as delícias para a data, estão carne seca com abóbora e frango assado na maionese, batata assada com ervas finas, salada summer e vinagrete de cebola roxa. Para…

Continuar lendo

Jundiaí

Mães empreendedoras em Jundiaí: inspiração para a família e a economia local

Explorando histórias inspiradoras e apoios disponíveis para as mães que transformam Jundiaí com suas iniciativas.

Publicado

em

Por

Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor
Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí celebra o Dia das Mães homenageando as mulheres que conciliam maternidade e sucesso nos negócios O Dia das Mães é um momento para celebrar a força, a dedicação e o amor das mulheres que geram vida. E em Jundiaí, essa data ganha um significado ainda mais especial, pois a cidade reconhece a importância das mães empreendedoras como inspiração para…

Continuar lendo

Jundiaí

Futuro centro de referência da infância no Novo Horizonte atinge 80% de obras concluídas

Publicado

em

Por

Centro de referência da infância, no Novo Horizonte, em Jundiaí
Obras avançam no centro de referência para crianças e adolescentes no Jardim Novo Horizonte, prometendo segurança e suporte (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Centro de atendimento à crianças e adolescentes vítimas de violência se aproxima da finalização O futuro centro voltado ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou com suspeita de violência, no Jardim Novo Horizonte, atingiu 80% das obras concluídas nesta semana e chega à reta final da construção. O equipamento ocupará o prédio onde havia um Centro Comunitário no bairro,…

Continuar lendo

Jundiaí

Aeroporto de Jundiaí está recebendo doações para as vítimas do RS

O foco são itens como água mineral, leite em pó, ração para pets e medicamentos

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Sede da Rede VOA, o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, está recebendo doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande de Sul. A prioridade agora são itens de limpeza e higiene pessoal, leite em pó, água mineral, medicamentos e ração para pets. As doações serão recebidas no terminal de passageiros do aeroporto, das 8h às 18h,…

Continuar lendo

Jundiaí

Boa Supermercados doa 18 mil garrafas de água para o Rio Grande do Sul

Além da doação, as lojas da rede passam a ser pontos de arrecadação de doações. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Boa Supermercados

Visando ampliar a rede de solidariedade às pessoas impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, algumas lojas do grupo Boa Supermercados agora são também pontos de arrecadação de doações. Além disso, nesta sexta-feira (10), o grupo doou 18 mil garradas de água, destinadas às vítimas das chuvas. Para realizar a sua doação, basta ir nas unidades do Boa Supermercados…

Continuar lendo
Publicidade