
Com a intensificação do inverno, os vírus respiratórios se espalham com mais facilidade. Em todo o Brasil, as primeiras 24 semanas epidemiológicas de 2025 registraram um aumento de 30% nas notificações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Em Jundiaí, o cenário é igualmente preocupante: são 372 internações, sendo 65 por Influenza.
Diante do aumento de casos, a Prefeitura alerta para a importância da prevenção. A diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, médica Tatiane de Luca Barbosa, destaca medidas simples, mas eficazes:
“Esse é o período em que ocorre o aumento da quantidade de infecções e casos graves, principalmente em idosos e crianças. As pessoas ficam em ambientes mais fechados, mais próximas, propiciando a transmissão dos vírus respiratórios pelas gotículas”, explica.
Vacinação contra gripe é aliada essencial na prevenção
O tempo seco do inverno agrava ainda mais a situação, favorecendo infecções por Influenza. “A baixa umidade propicia a maior disseminação viral, associada à aglomeração de pessoas e redução da circulação de ar nos ambientes. O vírus Influenzae pode evoluir para pneumonia e quadro de insuficiência respiratória, principalmente nos extremos de idade e pessoas com imunidade baixa”, alerta Tatiane. Ela reforça:
“A vacina contra a gripe é essencial, pois faz com que o organismo estimule a produção de anticorpos, não permitindo que os casos gripais se agravem. Contudo, a baixa cobertura ainda é preocupante no País”.
Onde se vacinar em Jundiaí
A vacina disponibilizada pelo SUS é trivalente, protegendo contra os vírus Influenza A H1N1, A H3N2 e Influenza B. A aplicação está liberada para toda a população a partir de seis meses de idade.
Em Jundiaí, o imunizante pode ser encontrado nas UBSs e Clínicas da Família, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação. A programação especial para os próximos dias inclui:
- Quinta-feira (26/06): Terminal Hortolândia, das 16h às 20h
- Sábado (28/06): Maxi Shopping (Espaço Jundiaí Empreendedora – Piso G3), das 11h às 19h
Desde 7 de abril, foram aplicadas 109.519 doses, o que representa 46,52% de cobertura vacinal. A meta é atingir 90%. Veja a situação dos principais grupos:
- Idosos (60+): 53,36%
- Crianças (6 meses a <6 anos): 30,67%
- Gestantes: 21,28%
“A vacina é segura. Precisamos aumentar esses números e bloquear a circulação do vírus respiratório para melhorar o cenário, reduzindo a pressão sobre os serviços de saúde e evitando mortes”, enfatiza a médica.
Onde buscar atendimento
Pessoas com sintomas gripais leves — como tosse, coriza, dor de garganta e espirros — devem procurar as Unidades Sentinelas:
- Clínica da Família Ponte São João (Av. Dr. Antenor Soares Gandra, 391)
- UBS Morada das Vinhas (Rua Uva Niágara, s/n.º – antiga Av. A)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Para sintomas mais graves, como falta de ar e mal-estar intenso, o atendimento deve ser feito nas unidades de pronto atendimento. Confira os locais e horários:
- PA Ponte São João – Av. Luiz Zorzetti, 650 | 7h às 19h (portões fecham às 18h)
- PA Retiro – Rua Maria Lúcia de Almeida, 100 | 7h às 19h (portões fecham às 18h)
- PA Hortolândia – Rua Campinas, 58 | 24h
- UPA Vetor Oeste – Av. Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 155 | 24h
Todas as unidades seguem o Protocolo de Manchester, priorizando os casos conforme a gravidade clínica.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]