TchaKa
Foto: Arquivo Pessoal

A drag queen TchaKa, conhecida por ser a apresentadora oficial da Parada LGBT+ de São Paulo e de mais de 40 cidades no Brasil, recebeu um convite do Movimento Aliados, responsável pela organização da programação da Parada, para comandar o evento deste ano em Jundiaí. Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, ela falou sobre a importância de seu papel na construção de uma cidade mais tolerante e inclusiva.

“Jundiaí já era um roteiro que eu gostaria muito de participar, ajudando na construção de uma cidade mais tolerante, com oportunidades de políticas públicas para todas as pessoas e também fomentando a cultura local”, disse a drag queen.

Segundo TchaKa, o convite oficial veio logo após a realização da Parada de São Paulo, uma das maiores do mundo. “A organização entrou em contato logo depois da Parada de São Paulo para vermos os detalhes da contratação, e foi um mix de alegria e responsabilidade em saber das demandas da cidade”, afirmou. Para ela, é essencial que a sociedade entenda que faz parte da solução para reduzir as violências contra a população LGBTQIA+.

Foto: Divulgação/Movimento Aliados

Sobre a relevância da Parada LGBT+ no atual contexto político, TchaKa foi enfática. “Em nível nacional, estamos com avanços significativos em direitos adquiridos através de nossa pressão no Supremo Tribunal Federal (STF) porque sabemos que nosso Congresso Nacional é conservador nos costumes e liberal nos negócios, exatamente como Jundiaí. Por isso, o tema deste ano da Parada LGBT+ é tão significativo e urgente: ‘Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo‘, ressaltou.

Ela continua. “O cenário político atual exige mais atenção à nossa causa. Precisamos continuar lutando contra a negligência e os retrocessos, tanto em nível nacional quanto local”, afirmou.

A drag queen também falou sobre o papel essencial das drags na promoção de inclusão e diversidade. Para TchaKa, a presença de artistas locais e nacionais é fundamental para aproximar a população da causa LGBTQIA+. “As drag queens são essenciais para essa aproximação, afinal, Jundiaí precisa e merece profissionais preparados, desde a abordagem das pessoas no início da concentração da Parada, até a entrega de shows provocativos e envolventes”, explicou.

Parada LGBT+ de Jundiaí
Foto: Divulgação/Movimento Aliados

TchaKa também reforçou sua proposta de integração durante o evento. “Eu proponho uma integração entre militantes, artistas, moradores, visitantes e imprensa. Precisamos entrar com saltos altos nos peitos dos preconceituosos, porque são vários tipos de violações que combatemos: machismo, racismo, xenofobia, etarismo, capacitismo, lgbtfobia, entre outros”, destacou.

Questionada sobre o impacto que a Parada pode ter nas gerações mais jovens da comunidade LGBTQIA+, TchaKa apontou a carência de opções culturais e de lazer em Jundiaí. “Os jovens de Jundiaí são carentes de cultura, esporte e lazer gratuitos. A Parada LGBT+ é a possibilidade de esses jovens se sentirem respeitados e livres para serem quem são”, disse.

Projetos futuros

Além de seu trabalho na Parada, TchaKa revelou que está à frente de uma agência de animação de festas, especialmente com a chegada das confraternizações de fim de ano.

“Tenho uma agência de animação de festas com vários profissionais, incluindo Papai Noel com barba natural, caricaturistas, anões, DJs, voz e violão, recepcionistas animados, robô de LED e 13 drag queens, todas no estilo TchaKa de ser — lindas, perfumadas e deslumbrantes”, detalhou. Segundo ela, o objetivo é fazer eventos inesquecíveis para toda a família, empresas, escolas, igrejas e ONGs.

Quem é TchaKa ?

TchaKa Drag Queen é uma criação do ator Valder Bastos, formado em artes dramáticas pela Escola Teatro Macunaíma, em São Paulo, e também em Direito pela Universidade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes.

Em 2024, TchaKa comemora 22 anos de carreira, destacando-se por encantar o público com seu humor. Com mais de 5.000 apresentações em eventos por todo o Brasil, TchaKa é reconhecida pela mídia como a “Rainha das Nossas Festas”.

Além de seu trabalho como influenciador digital, Valder Bastos é empresário no setor de entretenimento, comandando a “Agência de Animação Tchaka Eventos”. A empresa é especializada na organização de eventos sociais e corporativos, como casamentos, formaturas, festas surpresas, chás, confraternizações de empresas, congressos, feiras e eventos empresariais em geral.

TchaKa
Foto: Arquivo Pessoal

Parada LGBT+ de Jundiaí e o apoio da Accor

Um dos patrocinadores da Parada LGBT+ de Jundiaí deste ano é o grupo Accor, responsável por hospedar TchaKa em seus hotéis durante o evento. Lilian Franco, Gerente Geral do Mercure e Ibis Budget Jundiaí Shopping, expressou o compromisso da empresa com a causa LGBTQIA+.

Estamos muito felizes em apoiar o Movimento Aliados Jundiai e a Marcha do Orgulho LGBTQI+ neste ano. A Accor acredita firmemente que o respeito e a apreciação à diversidade são base da Sociedade justa, onde todos possuem os mesmos direitos e são bem-vindos e bem-vindas como são. Acreditamos que todos somos responsáveis por tornar nosso mundo um lugar melhor, mais equilibrado e pleno de oportunidades a todos e todas.

[tdj-leia-tambem]