Transporte de pacientes crônicos já fez mais de 4 mil atendimentos em 2021

O transporte em Jundiaí de pacientes especiais e que têm doenças crônicas para os locais de tratamento ultrapassou a marca de 4 mil atendimentos em 2021. Em janeiro, foram feitos 2.334 atendimentos e até o dia 24 de fevereiro, o total foi de 2.080. Para melhorar este serviço oferecido pela Prefeitura, novos veículos foram adquiridos.

Em 2020, o município registrou 27.829 atendimentos para pacientes moradores em Jundiaí. Até então, este tipo de transporte – chamado de SAEC (Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos) pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde – era feito em Kombis.

A partir de agora, os pacientes serão levados por seis vans Peugeot Expert Eurolaf, que oferecem maior conforto e espaço para os passageiros – transportados para o Centro de Reabilitação Jundiaí (CRJ), atendimento de hemodiálise (Unicom e Renal Quality) e Amarati.

De acordo com o poder público, esta é a primeira fase de renovação da frota – realizada sábado (27). A conclusão deve ocorrer em maio deste ano, quando outras 13 ambulâncias serão entregues.

luiz fernando
Prefeito acompanhou a entrega das novas vans de transporte, feita sábado (27) – Foto: Divulgação/PMJ

“A Saúde é uma das prioridades da gestão. Em 2019, foi possível renovar totalmente a frota dos veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e agora, com planejamento e austeridade, a renovação dos carros que são usados para o transporte sanitário de pacientes com doenças crônicas pelo SAEC. Isso garante segurança e conforto tanto para os motoristas quanto para quem precisa do serviço”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

[tdj-leia-tambem]

Segundo o gestor de Saúde, Tiago Texera, as vans são provenientes de contrato de locação, que tem valor mensal de R$ 39 mil com oferta diária de transporte, das 5h às 21h, para serviços de Saúde de Jundiaí.

“É um avanço na qualificação, no conforto e na segurança do paciente. O mesmo objetivo será atendido com a renovação das ambulâncias, que realizam o transporte dos pacientes em atendimento pós-cirúrgico”, explica Texera.