Trilhos entre Jundiaí e Campinas voltarão a contar com alimentação elétrica
Conecte-se conosco

Jundiaí

Trilhos entre Jundiaí e Campinas voltarão a contar com alimentação elétrica

Além do retorno do sistema elétrico na região de Campinas, os trechos atuais da CPTM deverão passar por aumento da potência instalada.

Publicado

em

Atualizado há

Trem da CPTM na estação de Jundiaí
Trem da CPTM na estação de Jundiaí. (Foto: Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A matriz elétrica será a principal fonte de energia para os trens do TIC que deverão circular entre São Paulo e Campinas. Para o futuro é previsto que o sistema de energia deva ser aprimorado e ampliado. 

O governo de São Paulo definiu uma série de diretrizes para o posicionamento do sistema que servirá de base para um projeto final que será implantado pela futura concessionária. Todo o procedimento deverá ser avaliado pelo poder concedente que dará ou não aval para as devidas modificações.

O sistema é feito pelas subestações de tração de alta tensão utilizadas para a alimentação dos trens e o sistema de sinalização. Atualmente a rede aérea da Linha 7-Rubi abrange todo o trecho entre Barra Funda e Jundiaí, excluindo alguns desvios e áreas específicas de alguns pátios.

A alimentação é feita através de cinco subestações de energia: são elas a SE Tietê, SE Caieiras, SE Francisco Morato e SE Campo Limpo Paulista. Todas estas subestações possuem uma potência instalada equivalente a 46 MW.

Entre o 4º e 6º ano da concessão está previsto um incremento substancial na potência instalada na Linha 7-Rubi. Com a chegada do serviço expresso e do TIM, a potência total será mais que duplicada, atingindo a marca de 107 MW. Esta configuração deverá ser suficiente para suprir todos os serviços até o fim da concessão.

Dimensionamento do sistema de energia (Foto: CPTM)

A proposta de planejamento é de que o trecho entre as cidades de Jundiaí e Campinas, atualmente sem eletrificação, possa ser novamente servido com o sistema de alimentação elétrica. Deverão ser construídas quatro novas subestações, sendo elas a SE Jundiaí, SE Louveira, SE Valinhos e SE Campinas. A previsão é que até o 4º ano de concessão o trecho já esteja apto ao retorno dos trens elétricos.

É importante apontar questões especiais quanto ao dimensionamento do sistema de energia. A ampliação da potência instalada foi definida levando-se em consideração algumas premissas operacionais. Uma delas é a operação aprimorada da Linha 7-Rubi para o cenário onde os intervalos possam atingir até 3 minutos.

Administrativamente a concessionária deixará de realizar ressarcimentos para a CPTM devido ao uso do sistema de energia interligado. Pelo lado operacional, constata-se mais uma vez que a ideia de repassar as Linhas 7 e 10 num único pacote está descartada, levando-se em conta o conteúdo que se apresenta atualmente na consulta pública.

O cenário de operação que o novo concessionário deverá implantar leva em consideração a seguinte formatação:

Na Linha 7-Rubi a operação deverá se iniciar com 21 trens nos horários de pico e intervalo médio de 4 minutos. A partir de 2035 um total de 24 trens deverão circular nos horários de pico com intervalo médio de 3 minutos e 30 segundos. Serão utilizados trens da série 9500.

No serviço do Trem Intermetropolitano entre Francisco Morato e Campinas deverão operar até nove trens no horário de pico com intervalo médio de 15 minutos. A operação deverá ser realizada com composições de desempenho semelhante aos trens da série 9500.

O concessionário irá formatar o novo sistema de energia de tração que, segundo as previsões da consulta pública, deverá estar operando até 2026.

Fonte: Metro CPTM.

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo
Publicidade