Quando inaugurada, em dezembro de 2018, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste, tinha uma expectativa de realizar 8 mil atendimentos médicos por mês. Entretanto, neste ano, a UPA teve como média nestes cinco primeiros meses, 16,4 mil consultas, representando um aumento de 100% nos atendimentos.
Este aumento destaca a qualidade bem como a eficiência que são dedicadas no atendimento de urgência e emergência descentralizado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) à população. Além das consultas, exames e leitos de internação fazem parte do complexo implantado no Novo Horizonte e que será replicado na cidade.
Neusa Narcizo, 61 anos, é moradora no Residencial Jundiaí e tem a UPA como o serviço de referência em situações de urgência e emergência. “Já precisei de atendimento por conta da descompensação da hipertensão e de dor na coluna. Sempre fui muito bem atendida. Já na triagem identificam a nossa condição e priorizam os graves. Sempre fui muito bem atendida todas as vezes que vou até lá”, detalha. Além dela, a família também faz uso do serviço. “Minhas filhas levam minhas netas lá e sempre tiveram um ótimo atendimento. Melhor que o convênio”, comenta.
“A Saúde pública de qualidade para toda a população faz parte das ações de governo da Prefeitura de Jundiaí. A qualidade no atendimento e a importância da descentralização, oferecendo o serviço próximo do morador, sem a necessidade de grandes deslocamentos são os diferenciais do modelo resolutivo da UPA implantada em parceria com a Clínica da Família. Em breve, a Vila Hortolândia contará com o modelo, assim como a Ponte São João”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, que lembra do custeio de R$ 1,7 milhão/mês, feito pelo município do serviço de urgência e emergência.
Foto: Prefeitura de Jundiaí
Com o crescimento no número de atendimentos, o porte do serviço – , que foi implantado como ‘2’ por contar com leitos de internação e de e atendimento com médico ortopedista -, tem pleito para alteração junto ao Ministério da Saúde (MS). “O crescimento do serviço já era esperado, exatamente pelo diferencial que agregaria à cidade. Por isso, Jundiaí já solicitou adequações para a classificação do serviço. Desta forma, o percentual de custeio federal deve ser ampliado. Estamos no aguardo da decisão federal”, explica o gestor da UGPS, Tiago Texera.
De acordo com os dados da UGPS, 90% do custeio da UPA Vetor Oeste é realizado pelo município, enquanto 10% vem do Governo Federal. No mês de julho, as equipes para atendimento teve um acréscimo, passando a contar com o dobro de profissionais médicos e técnicos para atendimento Clínico Geral e Pediátrico nos plantões noturnos e aos finais de semana.
Em janeiro de 2021, foram realizados 9.208 atendimentos em comparação com 18.085 em janeiro de 2022, mês que enfrentou um crescimento expansivo no número de casos de Covid-19. Dessa forma, a UPA superou os 10 mil atendimentos mensais esperados, fato que se manteve em todos os meses analisados até o momento.
A unidade realiza exames, como eletrocardiograma, ultrassonografia, radiografia e outros exames laboratoriais. Nesse quesito houve um aumento de 21% em relação aos 9.190 procedimentos esperados para o mês de maio. Mais de 2.700 radiografias foram realizadas, 23% a mais do que a meta e mais do que o total em maio do ano passado, que contabilizou 2.317.
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