Para celebrar a importância do Setembro Verde, campanha que promove a conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência, os usuários do Centro de Convivência levarão o Show de Talentos para uma apresentação aberta ao público. O show acontecerá em 25 de setembro, às 9 horas, na Sala Jundiaí, no Complexo Fepasa.
116 jovens, acima de 16 anos, irão se divertir cantando e dançando, sob a coordenação e supervisão do professor de música e Musicoterapeuta, Ismael Silveira. Eles são usuários do Centro de Convivência (CCO) da APAE de Jundiaí, onde as atividades são focadas em um estilo de vida saudável, no desenvolvimento da autonomia para as atividades diárias, da independência, autocuidado, socialização e inclusão social.
“Todos já fizeram esta apresentação para eles mesmos e a alegria e o envolvimento deles foi tão grande que decidimos abrir reapresentar para os familiares. Este evento desperta talentos e potencialidades de cada um e é possível ver o orgulho e a satisfação com que eles mostram do que são capazes”, comenta Camila Mendes, coordenadora de Saúde.
Para o musicoterapeuta Ismael Silveira, a música acessa o não-verbal. “Uma vez que eles não precisam do verbal para se comunicar, eles conseguem pertencer ao grupo de outras formas. A música traz para a vida deles o protagonismo, colocando-os em destaque, como protagonistas e isso, para eles, é fantástico”, explicou o professor. “A musicoterapia trabalha a composição coletiva, a identidade sonora, faz com que os alunos se identifiquem e pertençam a um grupo: a autoestima nasce aqui dentro”, destaca o professor, lembrando a importância da participação dos pais em momentos como este.
Setembro Verde
Em Jundiaí, a campanha foi instituída, pela Lei 12.652, em 2018, promovendo mais repercussão para a causa das pessoas com deficiência. A Lei defende o estímulo à participação social das pessoas com deficiência, assim como, a conscientização da família, da sociedade e do Estado sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência, além de promoção de informação e difusão dos direitos da pessoa com deficiência.
A Lei também promove a divulgação de avanços, conquistas e boas práticas para pessoas com deficiência, e a identificação dos desafios para promover esta inclusão. “Com a lei, conseguimos ampliar o espaço que temos para falar sobre o assunto na mídia e com nossos parceiros”, comenta o presidente da APAE, Luiz Bernardo Begiato.
As atividades desenvolvidas nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social envolvem e promovem a individualidade de cada usuário. “Enxergamos os bebês, crianças, jovens, adultos, idosos e seus familiares com o intuito de orientar e contribuir para que eles desenvolvam todo o seu potencial intelectual, emocional, social, físico, artístico e criativo. E é a partir daí que conseguimos promover a inclusão deles na vida familiar, na sociedade e no mercado de trabalho”, explica Begiato.
Seja com a música ou com atividades manuais usando cola, papel, revistas e tesouras, os jovens conseguem identificar exemplos de inclusão da pessoa com deficiência. Além do trabalho dos usuários, a APAE, ao longo do mês, também promove conscientização aos pais por meio de reuniões, visando a importância da participação da família no desenvolvimento das potencialidades de cada um.
Com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos e contribuir para a diminuição da incidência de pessoas com deficiência, a APAE de Jundiaí oferece apoio também às famílias dos usuários, à rede escolar, às instituições, empresas e órgãos governamentais para facilitar e estimular a inclusão.
Apresentação da Escola de Educação Especial
O Setembro Verde também será comemorado pela Escola de Educação Especial, no dia 21 de setembro. É o Show de Estrelas, com apresentações de dança, música e muita diversão, em dois horários, às 8h30 e às 13h30, somente para o público interno da APAE de Jundiaí.