Connect with us

Jundiaí

Um ano após inauguração, UTI II e UPO do São Vicente atendeu mais de 1,3 mil pacientes

Em 2022, a instituição entregou o novo espaço da Unidade de Terapia Intensiva II e Unidade Pós-Operatória, para internação de pacientes cardiológicos e cirúrgicos.

Published

on

Atualizado há

Foto: Hospital São Vicente

Em 2022, o Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, entregou o novo espaço da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) II e Unidade Pós-Operatória (UPO). Os espaços funcionam para internação de pacientes cardiológicos e cirúrgicos, respectivamente. O Hospital São Vicente revitalizou e ampliou a unidade, promovendo um ambiente mais acolhedor, confortável e equipado.

A reforma faz parte do projeto de readequação de todos os leitos de UTI do hospital, do total de 242 leitos, 60 são de UTI. O hospital planejou cada detalhe do espaço priorizando os padrões de qualidade, segurança, humanização e acessibilidade, proporcionando maior bem-estar aos pacientes. Reformulada, toda a área agora tem sistema de climatização dutado com renovação de ar, ampliando a qualidade e a segurança do ar interno.

Além disso, a unidade também ganhou quase o triplo de sua área anterior, saindo de 180m² para 447m². Hoje, conta com dois isolamentos, usados na assistência de pacientes em estado grave e que necessitam de restrição de contato. A amplitude e distribuição dos leitos otimizaram a visualização dos pacientes internados. A modernização da UTI II e UPO incluiu desenvolvimento do projeto, planejamento, estrutura, alvenaria, adequação de piso, substituição de janelas, instalação elétrica e hidráulica, pintura, aquisição de equipamentos e mobiliários.

Foto: Hospital São Vicente

Orgulho

“Como uma instituição de referência para diversas especialidades, o Hospital São Vicente oferece, além de um atendimento médico e assistencial de excelência, uma infraestrutura de qualidade para receber usuários de toda a região, que compreende 900 mil habitantes. Nosso foco sempre esteve na experiência do paciente dentro da unidade, avaliando o serviço por meio de indicadores de qualidade, segurança e satisfação. Temos outras obras em andamento e que serão entregues em breve. Reforço que administramos os recursos de maneira estratégica e austera, sempre em favor da nossa comunidade”, explicou o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Após um ano de sua entrega, o espaço é motivo de orgulho para os profissionais de saúde e gestores que atuam na organização. Na ocasião, recursos provenientes do Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa “Mais Santas Casas”, destinaram ao HSV o total de R$ 3 milhões, para a reforma e ampliação não só da UTI II e UPO, mas também para enfermaria de Saúde Mental, entregue em dezembro do mesmo ano.

Desde sua inauguração, a unidade registrou 1.329 pacientes atendidos no local, sendo 706 pacientes na UTI II – provenientes de cirurgias cardíacas como revascularização do miocárdio, trocas valvares, aneurismas de aorta, procedimento para implante de marca-passo e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) – e 623 pacientes na UPO.

Atendimento de excelência

“Fui diagnosticada com problema congênito na válvula aórtica e precisei ser operada com urgência pela equipe de cardiologia”, conta a paciente, Marilza Andreasi de Oliveira, de 70 anos. De acordo com Marilza, ela ficou internada na UTI II por uma semana e recebeu um ótimo atendimento de todos os profissionais da unidade.

Foto: Hospital São Vicente

Ela ressalta a extrema educação, prestação e empatia dos profissionais. “Não só com a minha recuperação, mas de todos os pacientes. Não mediram esforços para deixar a situação mais leve, sempre com um sorriso no rosto para nos animar. Presenciei a melhoria do local, que é muito bem equipado, amplo e que atende todas as necessidades da cardiologia. A minha cirurgia foi complexa, mas pareceu simples perto de tantos recursos. Só tenho motivos para agradecer cada cuidado que recebi”,

Jundiaí

Café Coletivo no Medeiros mostra a força da comunidade e aponta prioridades para o futuro do bairro

Encontro no Medeiros reúne moradores para debater prioridades do bairro e reforça a importância da participação nas políticas públicas.

Published

on

O bairro Medeiros recebeu neste domingo (27), uma edição do Café Coletivo, iniciativa do Coletivo Vetor Oeste, que há 12 anos atua fortalecendo a participação popular e promovendo o diálogo direto com a comunidade. O evento é reconhecido por ser um espaço democrático onde os moradores apresentam suas demandas e ajudam a construir soluções para o bairro. Durante o encontro,…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Programa ‘Quem Ama, Cuida’ conclui serviços de zeladoria e conservação em bairros da região Norte

Programa realizou ações como poda de árvores, operação tapa-buracos e limpeza de bocas de lobo em mais de 20 bairros da Região Norte.

Published

on

O programa “Quem Ama, Cuida” concluiu, na última semana, uma série de serviços de zeladoria e conservação urbana em diversos bairros da Região Norte de Jundiaí. Coordenadas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), as ações têm como foco promover mais qualidade de vida e segurança para a população. Serviços de zeladoria reforçam qualidade de vida Entre…

Continue Reading
Pular para o conteúdo