Connect with us

Jundiaí

Vivência com culinária reforça aprendizagem dos alunos do Centro de Línguas de Jundiaí

Esta semana, os alunos de Italiano têm ido à cozinha, acompanhados de uma visitante ilustre: a autora ítalo-brasileira Angela Mela

Published

on

Atualizado há

Maria Eugênia, Angela e Denise primeira turma da manhã fez a “sfogliatella”, muito consumida pelos napolitanos para o café da manhã. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Além das atividades em sala de aula, uma das práticas frequentes de ensino do Centro de Línguas e Tecnologia da Informação Antônio Houaiss é a realização de aulas relacionadas ao idioma estrangeiro em estudo. Alinhada ao programa municipal Escola Inovadora, uma dessas práticas é a vivência na cozinha do equipamento ligado à Unidade de Educação, no Complexo Argos, para o preparo de receitas típicas e tradicionais dos países onde esses idiomas são falados.

Esta semana, por exemplo, os alunos de Italiano têm ido à cozinha, acompanhados de uma visitante ilustre: a autora ítalo-brasileira Angela Mela, que está em Jundiaí para o lançamento de “Comida de rua de Nápoles”, seu terceiro livro e que traz histórias, receitas regionais, glossário, curiosidades da cultura italiana e pontos turísticos daquela cidade italiana.

A convite da professora Maria Eugênia Savietto, do Centro de Línguas, Angela tem proposto para os alunos vivências e receitas napolitanas presentes em seu livro, como o preparo, por turmas, de delícias como: “sfogliatella frolla” (sobremesa recheada de ricota e frutas cristalizadas), “tortano” (espécie de pão com linguiça), “parigina” (torta de frios e queijo), “pizza montanara” (tipo de pizza frita) e “frittata di maccheroni” (espécie de omelete com macarrão).

Maria Eugênia explica a proposta da aula. “Todos os semestres, pelo menos uma vez, trazemos a sala de aula para a cozinha. Mas não sem antes ter feito um trabalho pedagógico a respeito. Tratamos do vocabulário dos ingredientes e utensílios, quais os verbos envolvidos e aproveitamos, através do trabalho linguístico, para fazer também uma abordagem cultural, falando das diferenças regionais, no caso do idioma italiano”.

A professora aposentada Denise Balbuena foi uma das que puseram a mão na massa. “Quando eu trabalhava, também trazia para a sala de aula estratégias que motivassem meus alunos a aprender. E felizmente esta também é uma prática aqui do Centro de Línguas e da nossa professora. Por isso, esta aula foi uma experiência enriquecedora, uma oportunidade de vivenciar e interagir com o idioma de uma outra forma, ainda mais para alguém que, como eu, é apaixonada pela culinária”, comentou a aluna.

Jundiaí

Promoção de Dia das Mães do Maxi Shopping Jundiaí sorteia Chevrolet Tracker

Compre R$ 450 entre os dias 24 de abril a 11 de maio e ganhe bolsa Santa Lolla. Saiba como!

Published

on

Com a chegada do Dia das Mães, o Maxi Shopping Jundiaí lança uma campanha especial que promete emocionar: além de concorrer a um Chevrolet Tracker 0 km, os consumidores ainda ganham uma elegante Bolsa Clutch Santa Lolla. A promoção acontece entre os dias 24 de abril e 11 de maio, com diversas oportunidades de participação e vantagens extras. Como participar…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeito de Jundiaí se reúne com novo presidente da Autoban para discutir obras e mobilidade

Gustavo Martinelli e Rodrigo Monteiro alinham ações para melhorias na infraestrutura e mobilidade urbana de Jundiaí.

Published

on

Em reunião estratégica realizada nesta quarta-feira (23), o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, e o vice-prefeito, Ricardo Benassi, receberam o novo presidente da Autoban, Rodrigo Monteiro, para discutir obras e ações de manutenção viária. A concessionária é responsável pela administração de importantes rodovias que cortam o município. O encontro teve como foco principal o fortalecimento do diálogo institucional e o…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo