
O Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários (GBCV) de Várzea Paulista é responsável por grande parte dos atendimentos de ocorrências de queimadas na cidade há sete anos. O GBCV é uma associação civil, sem fins lucrativos, que desde 2012 empenha ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em Proteção e Defesa Civil.
Mas para realizar todo esse trabalho, são necessários equipamentos especializados, dos quais o grupo não tem acesso ou verba. De capacetes até os veículos de operação, o grupo necessita de doações e dividem alguns itens com a Defesa Civil para continuar realizando os atendimentos. A equipe é composta por voluntários, que não recebem remuneração.
“O pessoal é voluntário, não há nenhum tipo de remuneração. Vários materiais vieram de fora do país, de bombeiros de outros países”, conta o presidente do grupamento, Cristiano Vargas.
Vaquinha online
Atualmente, o GBCV utiliza uma caminhonete com capacidade de armazenamento de mil litros de água. No entanto, muitas vezes a quantidade não é a suficiente para atendimentos maiores, como as recentes queimadas na Serra do Mursa.
A área total desmatada no início de setembro foi o equivalente a 350 campos de futebol e isso trouxe um sinal para o grupamento. “Quando nós chegamos [à Serra do Mursa], o fogo não tinha tomado a proporção que tomou. Ele estava em um local que uns cinco ou seis lances de mangueira poderiam ter contido. Nós teríamos como ter mais recursos para estar alocados também”, explica Cristiano.
Por isso, a equipe decidiu criar uma vaquinha online e pedir doações para poder adquirir um novo caminhão, com a capacidade de 5 mil litros de água, que ajudaria muito nas ocorrências. Até o momento, a vaquinha teve o apoio de 73 pessoas e conseguiu reunir R$ 12.100,00, a meta é de R$ 160 mil.
Assim, para as pessoas interessadas em colaborar com o GBCV para a compra do novo caminhão, pode entrar em contato através do telefone (11) 96385-3792 ou diretamente pela vaquinha online, clicando aqui.