MP instaura inquérito para apurar incêndio na Serra do Mursa
Conecte-se conosco

Várzea Paulista

MP instaura inquérito para apurar incêndio na Serra do Mursa

Inquérito pede que a Polícia Civil abra uma investigação que identifique fogo teve origem criminosa. Área atingida equivale a 280 campos de futebol

Publicado

em

Queimada no Mursa. (Foto: Defesa Civil de Campo Limpo Paulista)
Incêndio atingiu uma área de aproximadamente 2,5 milhões m², o que equivale a 280 campos de futebol. (Foto: Defesa Civil de Campo Limpo Paulista)

O Ministério Público instaurou um inquérito civil para apurar o incêndio que atingiu a Serra do Mursa, em Várzea Paulista e em parte das cidades próximas (Campo Limpo Paulista, Jundiaí e Franco da Rocha). O fogo, que começou no dia 14 de setembro e só foi controlado após cinco dias, atingiu uma área de aproximadamente 2,5 milhões de metros quadrados, o que equivale a 280 campos de futebol.

O inquérito pede que a Polícia Civil investigue se o incêndio teve origem criminosa e se há necessidade de perícia no local. A promotora Luciane Rodrigues Antunes pediu informações sobre como começou o fogo e o que está sendo feito para evitar os próximos.

A promotora pede ao Corpo de Bombeiros um relatório explicando as ações empregadas no combate ao fogo e uma descrição das condições de funcionamento dos equipamentos usados.

O MP também quer saber o total da área queimada e quais serão as medidas que serão providenciadas para a recuperação ambiental, rotina de conservação e preservação da área.

O órgão quer que a Polícia Ambiental realize uma vistoria técnica para identificar as espécies nativas atingidas pelo fogo, além do número de espécies sobreviventes com condições de se regenerar no ambiente.

O MP determinou o prazo de 30 dias para os órgãos se manifestarem.

Com informações do G1.

Várzea Paulista

Várzea Paulista firma convênio histórico com a associação Mata Ciliar

Com o convênio, as ações agirão de forma mais rápida e eficiente, o que permitirá salvar mais animais silvestres em situação de risco.

Publicado

em

11.08.22-parceria-entre-a-Mata-Ciliar-e-a-Prefeitura-de-Várzea-Paulista (2)
A ONG sempre atendeu a cidade dentro do possível. Foto: Prefeitura de Várzea Paulista.

O primeiro convênio da história, entre a Mata Ciliar e a Prefeitura de Várzea Paulista, foi firmado na tarde desta quinta-feira (11), no gabinete do prefeito da cidade, professor Rodolfo Braga. Com isso, a ONG passa a ter mais e melhores condições de atender a cidade no acolhimento de animais silvestres em situação de risco presentes no município, como por exemplo, os casos…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Motorista cai com carro em garagem em Várzea Paulista e fica preso às ferragens

Acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (10), no Jardim Promeca.

Publicado

em

Motorista cai com carro ao tentar estacionar em Várzea Paulista
Motorista cai com carro ao tentar estacionar em Várzea Paulista. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na manhã desta quarta-feira (10) um motorista ficou preso às ferragens depois de cair com o carro ao tentar guardar o veículo na garagem, em Várzea Paulista. Segundo a Defesa Civil, a vítima teria acelerado para tentar guardar o carro na garagem de um imóvel, no Jardim Promeca, e o veículo caiu de uma altura de aproximadamente três a cinco metros.…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Bolsa Empreendedor tem inscrições abertas em Várzea Paulista

Para participar, é necessário ser alfabetizado, ter mais de 18 anos, ser desempregado ou MEI, e morar no Estado de São Paulo.

Publicado

em

homem-esudando-curso-online-compressed
Capacitações serão disponibilizados de forma online. Foto: master1305/Freepik.

Com o objetivo de apoiar empreendedores informais em situação de vulnerabilidade no Estado de São Paulo, o Bolsa Empreendedor está estruturada em três pilares de ofertas aos cidadãos: curso de qualificação empreendedora, formalização (MEI) e bolsa-auxílio de R$ 1.000, dividida em duas parcelas de R$500. A iniciativa é aberta a todos os desempregados ou informais, no entanto a prioridade são…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Oficina de animação e criação de personagens abre inscrições

Curso online e gratuito ensina técnicas para produzir um filme animado.

Publicado

em

Inscrições abertas para oficina de animação (Foto: irynakhabliuk/Canva)

De 16 a 19 de agosto, o Ponto MIS apresenta a Oficina de Animação e Criação de Personagens. O curso explica e apresenta as etapas para a realização de uma animação e seus personagens, com exercícios práticos, simples e conteúdo ilustrado com vídeos. Além disso, tem apresentação de exemplos, decupagem, softwares e artes relacionadas a realização de um filme animado…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Conheça os sintomas da varíola dos macacos e onde buscar atendimento em Várzea Paulista

Município teve o primeiro caso confirmado da doença na semana passada. A prefeitura informou que o paciente e seus familiares já estão sendo acompanhados pela Vigilância em Saúde.

Publicado

em

varíola-dos-macacos-compressed
A febre é um dos principais sintomas da monkeypox. Foto: halfpoint/ Canva.

Na última quarta-feira (27), Várzea Paulista confirmou o primeiro caso de Varíola dos Macacos na cidade. De acordo com a prefeitura, o paciente contraiu a doença fora da cidade e recebeu acompanhamento médico. Além disso, ele e seus familiares estão sendo acompanhados pela Vigilância em Saúde. Pacientes que apresentem sintomas como febre, gânglios inchados, calafrios, exaustão e feridas no corpo podem…

Continuar lendo
Publicidade