
Na tarde de quarta-feira (25), o Procon de Várzea Paulista realizou uma vistoria no supermercado Spani, da Avenida Marginal do Rio Jundiaí. A ação tem como objetivo prevenir e conscientizar os supermercados sobre produtos vencidos.
Na vistoria, o órgão orientou ao gerente e aos funcionários do estabelecimento sobre quais medidas tomar em casos de produtos vencidos. De acordo com o Procon, os responsáveis devem sempre averiguar periodicamente a data de vencimento dos produtos e descartar corretamente os produtos que chegaram ao seu vencimento.
O gerente do estabelecimento, Reynan Oliveira, explica como funciona o processo de batimento de produtos vencidos no comércio. “Esse procedimento acontece todos os dias, na qual a auditoria do nosso estabelecimento realiza essa vistoria e descarta os produtos vencidos”, explicou. “Depois, é realizada uma vistoria por setor, na qual é feita uma escala em que a cada dia da semana, cada setor é verificado detalhadamente”.
[tdj-leia-tambem]
Além disso, o gerente ressalta a importância da ação do Procon. “Essa orientação é muito importante, para ajudar sempre os comércios a fortalecer esse cuidado com os produtos vencidos”, complementou.
O diretor do Procon, Júnior Bifani, explica o que o consumidor deve fazer caso encontre um produto vencido. “O consumidor deve procurar a gerência ou as autoridades do estabelecimento e tem direito a receber o mesmo produto de graça de acordo com a quantidade de produtos vencidos. Caso não tenha mais o mesmo produto em estoque, deve ser substituído por um produto semelhante ou de valor maior, onde o consumidor deve pagar a diferença de valor”, explicou.
Tire suas dúvidas
Quem quiser mais orientações do Procon de Várzea Paulista pode ligar para o número (11) 4595-0557, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O Procon fica no piso térreo do Facilita, na Rua João Póvoa, 97 — Jardim do Lar.