Professora de Várzea Paulista transforma letras de funk em paródias educativas

Para entrar no universo de seus alunos adolescentes, a professora de história e geografia, Ana Carolina da Silva, 24 anos, usou sua criatividade e transformou funk “pesadão” em paródias educativas. 

Ana leciona nas escolas estaduais Tibúrcio Estevam de Siqueira e Idoroti de Souza Alvarez, em Várzea Paulista (SP). Ela transformou o funk ‘Vamos pra Gaiola’, do MC Kevin o Chris, em ‘Vamos pra América’.

A professora contou ao Tribuna de Jundiaí que a ideia surgiu após os alunos não se interessarem pelas matérias. Então, ela criou paródias e jogos que visam estimular a imaginação dos adolescentes. 

“Busco estar sempre atenta à realidade dos alunos e o seu conhecimento prévio para trazer em sala de aula, mostrando que eles são importantes e devem estar em sala de aula, sendo participativos e sujeitos ativos”, detalha. 

[tdj-leia-tambem]

‘Amo o que faço e por quem faço’

Ana revela que sua missão é encorajar os estudantes e “mostrar que eles podem e devem ter um futuro melhor”. “O jovem no Brasil não é levado a sério e muitas vezes nós professores temos que lutar para que eles não desistam dos estudos”, afirma. 

A professora relata que enfrenta diversas dificuldades, como crise na educação do governo atual, falta de recursos – livros, sala de informática, mapas, lousas -, desvalorização da profissão, falta de respeito de alguns alunos e falta de apoio dos pais. 

“Sei que meus alunos serão agentes de mudança e acredito no potencial deles. Por esse e outros motivos não desisti desta profissão tão bonita. Amo o que faço e por quem faço”, diz orgulhosa de seu trabalho.

9 fotos que mostram a criatividade da professora Ana: