Brasil fechou 1,4 milhão de vagas de trabalho desde o início da pandemia
Connect with us

Economia

Brasil fechou 1,4 milhão de vagas de trabalho desde o início da pandemia

Apesar de ter saldo negativo entre contratações e demissões, o resultado de maio foi 14% melhor que o registrado em abril

Published

on

Atualizado há

Carteira assinada aberta
Em maio, mais de 331 postos de trabalho foram fechados. (Foto: Agência Brasil)

Mais de 331 mil vagas de trabalho com carteira assinada foram fechadas em maio, informou na segunda-feira (29) o Ministério da Economia ao divulgar os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram 703.921 contratações em maio e 1.035.822 demissões.

Considerando os meses de março, abril e maio, foram fechadas 1,487 milhão de vagas formais.

Segundo o Ministério da Economia, em maio do ano passado, diferente do mesmo mês deste ano, o saldo entre contratações e demissões havia ficado positivo, com geração de 32.140 postos. Na comparação entre abril e maio de 2020, no entanto, o número de contratações aumentou em 14%.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, afirmou que os números de maio mostram uma reação do mercado de trabalho em relação a abril e que podem ser comemorados.

“É bom que se repita que qualquer emprego perdido não pode ser tido como algo positivo. Trabalhamos diariamente para que não tenha nenhum emprego a menos. No entanto, temos que deixar claro esse fator que nos parece auspicioso, que nos dá esperança, que é a reação clara do mercado de trabalho nesse mês de maio em comparação com o mês de abril”, afirmou.

No acumulado do ano, como informou o G1, o Brasil fechou 1.144.875 postos formais de trabalho. No mesmo período do ano passado o país havia gerado 351.063 vagas formais.

Setores

Em maio, o único setor que gerou postos de trabalho foi a agricultura, com 15.993 novas vagas. Veja as áreas que mais sofreram com desemprego:

  • Serviços: -143.479 postos de trabalho
  • Indústria geral: -96.912 postos de trabalho
  • Comércio: -88.739 postos de trabalho
  • Construção: -18.858 postos de trabalho

Programa de Manutenção do Emprego

Em abril, o governo federal publicou uma Medida Provisória com o objetivo de evitar uma perda maior de empregos. A MP autoriza que empresas reduzam a jornada de trabalho com corte de salário de até 70% num período de até três meses, desde que não haja demissão pelo tempo de vigência do acordo e pelo mesmo tempo depois que o acordo acabar.

De acordo com o Ministério da Economia, até o dia 26 de junho, mais de 11,6 milhões de trabalhadores aderiram ao programa.

  • Suspensão de contrato de trabalho: 5,423 milhões
  • Redução de 25%: 1,706 milhão
  • Redução de 50%: 2,144 milhões
  • Redução de 70%: 2,256 milhões
  • Intermitente: 167 mil

Com informações do G1.

Empregos

Fast Shop abre vagas de emprego em Jundiaí; candidate-se 

Rede oferece salário competitivo, benefícios completos, descontos exclusivos e programa de apoio ao colaborador.

Published

on

Fachada Fast Shop
Fast Shop abre vagas de emprego em Jundiaí (Foto: Divulgação)

As unidades da Fast Shop do Maxi Shopping Jundiaí e JundiaíShopping estão contratando colaboradores para funções efetivas. As oportunidades são para atuar no modelo presencial e também se aplica para Pessoas com Deficiência (PcD).  A rede oferece remuneração compatível com o mercado, assistência médica e odontológica, convênio com farmácia, seguro de vida, auxílio refeição e vale-transporte, empréstimo consignado, assistência funerária,…

Continue Reading

Economia

Churrasco mais caro: por que o preço da carne subiu tanto?

Em termos mensais, o preço da carne sofreu uma alta de 8,02%, a maior elevação para o item desde dezembro de 2019, quando o aumento chegou a 18,06%.

Published

on

Carne - Preço da carne
Foto: Canva

Em novembro, o preço da carne registrou o terceiro aumento consecutivo, com uma alta acumulada de 15,43% nos últimos 12 meses, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10). Esse aumento segue uma tendência de crescimento que começou em setembro de 2024, após um longo período…

Continue Reading

Empregos

Sebrae abre 12 vagas temporárias para Agentes de Pesquisa em Jundiaí

Faixa salarial de R$ 5 mil e inscrições abertas até 23 de dezembro no portal Jundiaí Empreendedora.

Published

on

Folha Sebrae-SP; curso em parceria com ACE Jundiaí
Vagas são para o cargo de Agente de Pesquisa (Foto: Sebrae-SP)

O Sebrae está com 12 vagas temporárias para atuar no Centro de Jundiaí (SP) em atividades de inovação e tecnologia em benefícios de empresas participantes do programa ‘Ali Produtividade’. Os interessados devem ter Ensino Superior completo em Administração ou áreas relacionadas, experiência em Gestão e/ou Empreendedorismo, Inovação e em pequenos negócios de, no mínimo, seis meses. A faixa salarial é…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content