Ceia de Natal.
Ceia de Natal fica quase 10% mais cara neste ano (Foto: Canva)

Neste ano, a ceia de Natal dos brasileiros ficou mais cara e teve o aumento de 9,54% no seu preço, em comparação com o final do ano passado, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

As informações do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que itens, como batata, azeite, arroz e alho, ao longo de 2024, foram os maiores responsáveis pelo encarecimento da cesta de alimentos. 

A batata-inglesa é o item da ceia de Natal que teve maior alta de preço, com variação de 30,82% em um ano. Na sequência, o preço do azeite de oliva que ficou 28,58% mais caro, leite com 21,78%, arroz com 19,58% e o alho com 19,48%.

Os itens analisados foram batata-inglesa, azeite de oliva, leite longa vida, arroz, alho, frutas, carnes, chocolates em barra e bombons, azeitona, chocolate em pó, frango inteiro, leite em pó, cheiro verde, coentro, refrigerante, água mineral, sorvete, cerveja, queijos, ovo de galinha, cebola, tomate e cenoura. 

[tdj-leia-tambem]

O que fazer para economizar na ceia de Natal? 

O FecomercioSP recomenda que os consumidores fiquem de olho nas promoções e optem por realizar as compras nesse período, além de aproveitar as vantagens ofertadas em compras de aplicativos ou pagamentos via PIX. 

A antecipação das compras é uma das possibilidades, afinal, com a chegada das festas de fim de ano os produtos vão “ficando mais raros e caros nas gôndolas”.