Prorrogada a suspensão do funcionamento dos comércios não essenciais por no mínimo 10 dias (Foto: Dane Dalastra)
Prorrogada a suspensão do funcionamento dos comércios não essenciais por no mínimo 10 dias (Foto: Dane Dalastra)

Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Jundiaí anunciou mudanças dos tributos de empresas e profissionais liberais e, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí (Sincomercio), essa medida será positiva para os empresários da cidade.

Através do decreto municipal nº 29.856, a prefeitura prorrogou o pagamento de tributos como ISS e licença de alvará. “Esta é mais uma iniciativa que dará um fôlego aos empresários e empreendedores e auxiliará estes profissionais neste momento de restrições de funcionamento por conta da pandemia. São ações como essas que fazem a diferença nesta fase tão crítica que o setor enfrenta, afetando diretamente a manutenção dos negócios, empregos e a economia do município”, avalia Edison Maltoni, presidente da CDL e do Sincomercio.

Confira as mudanças dos tributos válidas pelo decreto municipal:

  • ISS (primeiro semestre): vencimento passa de 5 de abril para 4 de junho;
  • ISS (segundo semestre): vencimento passa de 5 de agosto para 4 de outubro;
  • Taxa de licença de alvará: vencimento passa de 10 de maio para 10 de agosto;
  • Taxa de publicidade: vencimento de 15 de junho passa para 1º de setembro;
  • Taxa de licença de localização para contribuintes com grandes áreas (paga em parcelas): os vencimentos são prorrogados e passam a 10 de agosto;
  • Novas empresas que forem abertas nesse período, com geração dessas taxas, acompanham a prorrogação das datas acima.

[tdj-leia-tambem]

“Devido ao recrudescimento das medidas restritivas de combate ao coronavírus, o prefeito Luiz Fernando Machado entendeu que seria mais adequado fazer essas prorrogações, sabendo que a pandemia afeta diretamente o comerciante e empreendedor do município neste momento de aperto”, explicou o gestor da Unidade de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. De acordo com ele, a administração segue estudando novas medidas que auxiliem os empreendedores de Jundiaí neste período grave da pandemia do novo coronavírus.