Porta lápis em destaque com variados lápis, de várias cores. ao fundo, desfocado, um papel com uma caneta em cima
Pesquisa de material escolar do Procon aponta diferença de até 222%

O Procon divulgou nesta terça (14) a pesquisa de preços de material escolar, realizada pelo Núcleo Regional de Campinas da Fundação Procon-SP em conjunto com o Procon de Jundiaí. A pesquisa foi feita nos dias 2 e 3 de janeiro em seis estabelecimentos comerciais do município.

A maior diferença de preço encontrada foi de 222,22% na cola branca líquida de 37g da Acrilex: o maior preço encontrado foi de R$ 2,90, e o menor, R$ 0,90. A pesquisa completa pode ser visualizada aqui.

Para a comparação, foram considerados somente os itens comercializados em, no mínimo, três dos locais visitados, totalizando 107 itens, relativos aos seguintes tipos de produtos: apontador, borracha, caderno, canetas esferográfica e hidrográfica, colas em bastão e líquida, fita corretiva, giz de cera, lápis preto e colorido, lapiseira, marca texto, massa de modelar, papel sulfite, pintura a dedo, refil para fichário, régua escolar e tesoura sem ponta.

Para viabilizar a comparação entre os estabelecimentos pesquisados optou-se por coletar o preço à vista, pago por meio do cartão de crédito (sem utilização do crédito rotativo), já que desde 26/06/2017 está em vigor a Lei nº 13.455, que autoriza a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado.

Os preços praticados atualmente podem ser diferentes, já que estão sujeitos à alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.

De acordo com o chefe do Procon Jundiaí, Adilton Garcia, antes de ir às compras, é bom verificar quais dos produtos da lista de material o consumidor já possui em casa e, ainda, se estão em condições de uso.

“Promover a troca de livros didáticos entre alunos também pode representar economia”, afirma. “Alguns estabelecimentos também concedem bons descontos para compras em grandes quantidades, e pode ser interessante o consumidor se reunir com outros pais para uma compra coletiva”, orienta.

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