Como ajudar seus filhos na adaptação da volta às aulas?
Conecte-se conosco

Educação

Como ajudar seus filhos na adaptação da volta às aulas?

Leandra Maia Diniz, diretora do Colégio Campos Elíseos, dá dicas para ajudar no processo de adaptação escolar

Publicado

em

Foto de mulher adulta segurando na mão de criança
Ter paciência e respeitar a criança ajuda na adaptação (Foto: Divulgação)

Logo logo as férias escolares acabam e a criançada precisa se adaptar novamente a rotina escolar, com estudos, dever de casa e provas. No começo pode ser difícil, principalmente para aqueles que estão entrando na escola pela primeira vez ou que estão de mudança para uma nova instituição, com novos professores, novas regras e novos amigos.

Nesse novo processo, é primordial que a escola demonstre preocupação com cada um dos alunos, passando segurança. “Além dos pais, a equipe que atua na escola tem um papel primordial para auxiliar nessa adaptação de volta às aulas, acolhendo e passando todas as informações para os alunos”, explica Leandra Maia Diniz, diretora do Colégio Campos Elíseos, de Jundiaí.

Quer saber mais como ajudar nessa fase de adaptação? Leandra separou algumas dicas e contou para o Tribuna de Jundiaí. Confira:

Aprenda a lidar com as emoções da criança

Caso seja a primeira vez que o seu filho está indo para a escola, é natural que ele se sinta mais sensível e inseguro. Nessas horas, estar do lado dele é primordial, reforçando o quanto a escola é importante e deixando claro que essa fase vai passar, que ele vai superar. Seja firme, tenha paciência e dê seu colo quantas vezes forem necessárias, sempre deixando claro que, apesar disso tudo, ele precisa ir para a escola.

Deixe claro o que a aguarda

É sempre primordial que os pais estejam inteirados em tudo que vai acontecer na escola. Quanto mais presente você for, mais fácil para a adaptação, seja nos primeiros dias, seja durante os próximos anos em que ela vai estar na escola. Se possível, adiante a criança sobre o que a aguarda no período escolar que irá iniciar, sempre de forma positiva, fornecendo ânimo e animação para o novo ano que está por vir.

Acorde os pequenos mais cedo

Não tem jeito: no começo é difícil se acostumar, ainda mais depois dos dois meses acordando mais tarde. Então, acorde seu filho mais cedo, pelo menos nos primeiros dias, para que ele comece a se acostumar com a nova rotina, readaptando-o as atividades diárias. No começo, pode ser que a criança sinta mais sono no período da manhã, então esse horário a mais serve para que vocês possam fazer as coisas com calma, sem pressa, para chegar na escola a tempo e com tranquilidade.

Soneca é importante

No começo, caso o seu filho não estude período integral, a ‘sonequinha’ do horário da tarde pode ser bem útil. Como estamos falando em período de adaptação, no começo o relógio biológico pode ficar um pouquinho desajustado, de modo a deixar os pequenos com mais sono, principalmente depois da aula e do almoço.

Informe tudo a escola

Caso algo de impacto tenha ocorrido nas férias, é primordial avisar a escola, já que certas situações, como por exemplo divórcio ou a chegada de um novo irmão, podem acabar influenciando no rendimento escolar. A escola precisa estar ciente daquilo que pode acabar interferindo no rendimento dos alunos.

Balanço do que já passou

Para os pequenos que estão voltando a mais um ano escolar, é primordial que os pais façam um balanço de tudo que aconteceu no ano anterior. Avalie as notas, avalie a rotina da criança, veja se todas as atividades extracurriculares feitas no ano passado, ainda condizem com a rotina da criança neste novo ano. É sempre necessário que tenha um tempo livre para brincadeiras.

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo
Publicidade