Dever de casa: momento em família
Conecte-se conosco

Educação

Dever de casa: momento em família

Artigo de Sandra Liongon, Coordenadora Pedagógica do Colégio Campos Elíseos

Publicado

em

Atualizado há

Artigo da coordenadora do Colégios Campos Elíseos em Jundiaí
Momento do dever de casa é de suma importância para a criança e para a família (Foto: Reprodução/Internet)

Após um dia exaustivo de bastante trabalho, a idealização de muitos adultos é chegar em casa, tomar um banho, esticar as pernas, porém há várias e várias responsabilidades que ainda os esperam. Dentre todas está o tempo e auxílio que os filhos precisam para a realização do dever de casa.

As crianças necessitam da presença e dedicação de sua família, perguntar como foi o dia, deixar que elas contem, participar juntos das conversas; tudo isso precisa integrar a rotina da família.

Esse é um dos momentos mais temidos para muitos pais, pois já estão cansados e nem sempre se sentem com energia para auxiliar seus filhos. Mas, lembrando, que em muitas vezes, basta a presença dos mesmos durante a execução do dever de casa, isso mesmo, a presença!
Ser presente é dedicar-se e abdicar-se ao mesmo tempo.

Os deveres de casa são planejados como revisão da aula aplicada como também como fixação do conteúdo. É o momento que as crianças conseguem comprovar seus conhecimentos adquiridos longe do contexto escolar e longe da professora.

LEIA MAIS

Reflexão: diferença entre tempo e qualidade

Sentimento que transborda

Sempre houve um equívoco em que famílias acreditam que os deveres de casa devem ser realizados unicamente pelos filhos sem uma supervisão, porém o papel da família é fundamental. Durante a realização dos deveres a criança consegue identificar o que aprendeu fora da escola, demonstrar à família seu sucesso ou possíveis falhas e, com isso, dando continuidade a esse processo, a escola sana as dúvidas surgidas.

Um erro que ocorre é a família, percebendo o cansaço ou a dificuldade da criança, realiza para ela o dever de casa. Isso torna-se um perigo para que a escola avalie o desempenho do aluno.

O ponto principal ou não mais ou menos importante é a criança sentir a participação e o interesse da família em sua vida escolar. Isso, sem dúvida, é de suma importância, pois percebendo isso, sente-se mais segura e passa a apresentar um desenvolvimento cada vez mais satisfatório.

Desta forma teremos qualidade na relação família x escola x aluno, possibilitando um crescimento saudável à criança.

Sandra Liongon
Coordenação Pedagógica
Colégio Campos Elíseos

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área elétrica em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&modalidade=1&pag=1

Continuar lendo

Educação

Senai de Jundiaí abre vagas para cursos gratuitos de TI

As vagas são para cursos de Fundamentos do Python, Trilha Microsoft Power Plataform e Implantação de serviços em nuvem – AWS CLOUD. Os cursos acontecem entre maio e julho.

Publicado

em

Por

Senai de Jundiaí
Confira detalhes e veja como se inscrever (Foto: Divulgação/Senai)

A Escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano”, localizada no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, está com vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais. Os cursos são todos da área de TI - Tecnologia da Informação. Confira detalhes: Fundamentos do Python Curso de 02 de maio a 13 de maio, das 18h30 às 22h (segunda a sexta-feira); Trilha Microsoft - Power Plataform Capacitação…

Continuar lendo
Publicidade