Escola Cidadã inspira projeto finalista em Feira de Ciências do Estado de São Paulo
Conecte-se conosco

Educação

Escola Cidadã inspira projeto finalista em Feira de Ciências do Estado de São Paulo

Publicado

em

Atualizado há

Estudantes desenvolveram projeto para influenciar e estimular os jovens (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Desenvolvido pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), da Prefeitura de Jundiaí, o projeto piloto Escola Cidadã, inspirou alunos da Escola Estadual Deolinda Copelli a inscreverem um trabalho pré-científico na 9ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), direcionado para a segurança das mulheres. A proposta foi selecionada entre as finalistas estaduais na categoria Master – Linguagem e segue para a grande final, feita pela Secretaria de Estado da Educação.

“Jundiaí, a partir do projeto Escola Cidadã, motivou os jovens a construírem políticas públicas, além de estimular o próprio desenvolvimento de seu potencial. A participação do jovem na administração pública é fundamental para ações que contribuam com o Estado de São Paulo”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

“O Escola Cidadã nasceu com o objetivo de apresentar e atrair os jovens para as discussões de políticas públicas. Saber que os jovens inspiraram projeto de lei e agora, estão na disputa estadual em feira científica, reforça o caminho desenvolvido desde o ano passado, com a participação do Núcleo de Assessorias de Políticas Públicas em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Jundiaí”, comenta o gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos.

Um dos alunos envolvidos no projeto, Caio Schimit afirma que a ideia foi mudar a forma de comunicação para chamar a atenção do problema. “Estimulamos o debate com foco no empoderamento da mulher e não na violência, pois dessa maneira o processo de superação pode ser facilitado”.

Para Emily Xavier, outra aluna envolvida, o Escola Cidadã foi fundamental para que houvesse um aprofundamento no tema e na possibilidade de passar uma mensagem de conscientização a mais jovens. “Essa é uma temática muito importante e deve ser amplamente debatida e difundida entre os jovens. Acreditamos que influenciar esse público é fundamental para educar, cortar o mal pela raiz e mostrar que a violência, independente de qual seja, não é normal”, explica.

Para a dirigente da Diretoria de Ensino de Jundiaí, Valdete Ramos de Oliveira Melo, o projeto Escola Cidadã é motor propulsor para debates de temas de grande relevância. “A violência contra a mulher foi o tema escolhido pelos estudantes para ser trabalhado como proposta de política pública para ser apresentada à cidade, como proposto pelo prefeito Luiz Fernando Machado. É de extrema necessidade sua discussão e o projeto de lei apresentado pelo prefeito, na semana passada, vem ao encontro da necessidade de fortalecer e sedimentar o assunto nas escolas”, reforça.

Feira

A FeCEESP é uma ação pedagógica que busca estimular e promover a formação dos estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito das Ciências da Natureza, das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, das Linguagens e da Matemática, inserindo-os no contexto da Pré-Iniciação Científica.

A 9ª FeCEESP conta com três categorias: Mirim (4º e 5º anos EF), Júnior (6º, 7º, 8º anos EF), Master (9º ano EF, 1ª e 2ª séries do EM e EJA). Já as Áreas do Conhecimento são distribuídas em: Ciências da Natureza – CN, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – CHS, Desafios Matemáticos – DM e Linguagens – LGG.

O trabalho elaborado pelas alunas da EE Deolinda Copelli foi selecionado entre os 237 projetos inscritos. Da Diretoria Regional de Jundiaí, ainda foram selecionados outros três projetos (EE Maria de Lurdes, EE Jerônimo de Camargo e EE Mitiharu Tanaka).

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo
Publicidade