Crianças em volta de fogueira em EMEB de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O clima frio e a proposta de desemparedamento escolar do projeto Escola Inovadora contribuíram para uma nova atividade promovida aos alunos da EMEB Antonio Brunholi Netto, em Jundiaí, nesta terça-feira (3). Os pequenos se reuniram em volta de uma fogueira montada no tanque de areia da escola, e ainda experimentaram milho e batata doce assados na hora.

De acordo com a diretora da escola, Nelci Aparecida Aizza, a unidade trabalha com os elementos da natureza. “Já inserimos os elementos nas atividades do dia a dia. Com esses dias mais frios, decidimos por fazer a fogueira, que aquece nossos pequenos”, comentou.

Fogueira criada no taque de areia da EMEB Antonio Brunholi Netto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A coordenadora Gabriela Lima e Silva também lembrou que mostrar o fogo para as crianças é importante para que possam conhecer o elemento. “Todas as atividades são extremamente supervisionadas pelos educadores”, explicou.

“Ao ter contato com o fogo, a criança passa a entender e respeitá-lo e com isso é possível evitar futuros acidentes, pois eles entendem os perigos que ele pode oferecer”, contou a educadora. 

A atividade e as comidas assadas diretamente no fogo foram aprovadas pelos alunos. Pedro Henrique Moura gostou de comer milho e batata doce, e Lívia David dos Santos elogiou a decoração da escola.

“Nessas atividades, a criança entra em contato com a natureza não somente pelo fato de estarem em espaços abertos, mas também com os elementos que dela fazem parte. Ao manipularem o milho cru e depois o experimentarem após estar cozido, a criança começa a perceber e entender a transformação pela qual o alimento passou. Isso é a Escola Inovadora, que coloca a criança para experimentar, vivenciar, explorar e ser a protagonista das suas descobertas”, afirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

[tdj-leia-tambem]