Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora
Conecte-se conosco

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os estudantes para demandas do futuro.

Segundo o vereador, o Programa Escola Inovadora de Jundiaí “tem-se destacado por seus resultados positivos e o impacto significativo na formação dos estudantes”. A iniciativa coordenada pela Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí introduziu uma variedade de equipamentos de tecnologia educacional nas escolas participantes.

Entre os dispositivos fornecidos estão Chromebooks, carrinhos de suporte, kits de material maker e tablets para o Programa “Estudo é Tudo”. Além disso, o Programa Escola Inovadora de Jundiaí introduziu 184 robôs educacionais, jogos de apoio às habilidades socioemocionais e telas interativas na Educação Infantil II. “Esses recursos tecnológicos têm sido utilizados para aprimorar o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes, possibilitando a realização de projetos sobre pontos históricos da cidade”, destaca o vereador sorocabano.

Foto: Câmara Municipal de Sorocaba

Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas participantes. “Essa habilidade, essencial para o século 21, possibilita que os alunos desenvolvam o pensamento lógico, a resolução de problemas e a criatividade. A aprendizagem de programação prepara os estudantes para uma variedade de carreiras futuras em diversos campos transformados pela tecnologia digital”, afirma o vereador.

Agora, ele espera sensibilizar o Executivo para que Sorocaba adote projeto semelhante, proporcionando aos estudantes “uma formação mais completa e adequada às exigências do futuro”.

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Publicado

em

Por

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá…

Continuar lendo

Escola Inovadora

‘Desemparedamento da Escola’ de Jundiaí é destaque em Denver, EUA

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí participou de uma conferência de educação infantil nos Estados Unidos, com representantes da Holanda, Bélgica e Peru.

Publicado

em

Por

Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (14), a Unidade de Gestão de Jundiaí participou da Conferência da “Children & Nature Network”, em Denver, nos EUA. Esse ano, o encontro teve como tema “Desemparedamento da Escola”, e Jundiaí, mais uma vez, foi destaque internacional. A "Children & Nature Network" começou no dia 12 de junho e termina hoje (15), no Estado do Colorado. O evento…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha,…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Jundiaí: Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil dobra número de alunos alcançados

“Crescer de forma saudável e adequada faz parte dessa premissa”, comentou a gestora da Educação de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques

Publicado

em

Por

Aluno de Jundiaí sendo medido
As atividades da iniciativa acontecem nas EMEBs da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) de Jundiaí iniciou nesta quarta-feira (26) as atividades do programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil. A ação começou pela Emeb Ivo de Bona, do Residencial Almerinda Chaves. Com foco nos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos, o programa mede o peso e altura das crianças – uma agora e outra no final do ano.…

Continuar lendo
Publicidade