Serra do Japi, Jundiaí
Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí

Os alunos da escola Emeb Lázaro Miranda Duarte Paes participaram de uma palestra com a Guarda Municipal de Jundiaí sobre a importância da preservação da Serra do Japi e o cuidado com as queimadas, o principal vilão na proteção ao meio ambiente. 256 alunos participaram da atividade apresentada pelo subinspetor Paulo César Guedes e pelo GM Isaque Tavares Santos.

O objetivo é que as palestras se estendam a todas as escolas que compõem regiões abrangidas pela Serra do Japi, primordialmente. No segundo momento, escolas de outros bairros também receberão o bate-papo.

O entorno da Serra do Japi conta com trechos de atividade rural, onde o fogo ainda é utilizado para ‘limpar’ áreas de lavouras e pasto, por isso, o perigo de grandes incêndios florestais, que comprometem a qualidade do ar e colocam em risco a fauna e a flora de região, especialmente em períodos de estiagem.

[tdj-leia-tambem]

Além disso, as queimadas também trazem diversos problemas de saúde, como a irritação dos olhos e garganta, a tosse, a falta de ar, o nariz entupido, a vermelhidão e a alergia na pele e até desordens cardiovasculares.

Walkiria Plaza Nunes,  responsável pela Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão da Educação explica que Jundiaí conta a Lei 8.858, que proíbe queimadas, regula reparação do dano ambiental e tem uma Comissão técnica permanente sobre o assunto. “Levar as informações para as crianças sobre os riscos que as queimadas trazem para a saúde, auxilia as futuras gerações ter um maior comprometimento com o meio ambiente a fauna e a flora “, complementa.