
A DAE e a Prefeitura de Jundiaí lançaram, na quinta-feira (3), no auditório do Paço Municipal, a apostila do programa Águas de Jundiaí, com informações valiosas sobre educação ambiental voltada, principalmente, ao saneamento básico. No material, desenvolvido pela instituição responsável pelo tratamento de água e esgoto no município, mais detalhes sobre o ciclo da água e sobre como o esgoto é tratado e devolvido à natureza. Os mananciais e rios que cercam a cidade, o serviço prestado pela DAE e a importância do Parque da Cidade para Jundiaí também fazem parte do conteúdo.
O evento de lançamento contou com professores da rede municipal e membros da DAE, além do presidente da instituição, Eduardo Palhares, do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e da gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vasti Ferrari Marques.
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Luiz Fernando destacou que todas as iniciativas do Escola Inovadora são desempenhadas com o propósito de favorecer a aprendizagem dos alunos do sistema municipal de ensino. “O programa Águas de Jundiaí e a apostila vêm somar a essas ações. As crianças são um elo entre a educação e a família e, certamente, vão propagar em casa esse conhecimento, com o reforço da importância de preservar o nosso maior bem natural”, avaliou.
“A apostila foi desenvolvida pelos técnicos da DAE, que trouxeram a experiência que possuem em cada área de atuação e de forma mais didática para produzir o material. O intuito é capacitar os professores para que transmitam estas informações aos alunos”, apontou Palhares.
O programa Águas de Jundiaí já é uma ação fixa na educação do município. Através dele, alunos realizam visitas monitoradas à sede da DAE e à Estação de Tratamento de Água (ETA). De 2017 até hoje, mais de cinco mil pessoas aprenderam mais sobre saneamento e educação ambiental por meio do programa.
Vasti também apontou a importância destes assuntos serem discutidos em salas de aulas, agora com a apostila, em formato impresso. “O Programa Águas de Jundiaí, da DAE, com a entrega de material impresso, que poderá ser utilizado para o preparo das aulas que antecedem as vivências às nascentes, a origem e o caminho das águas que abastecem a cidade até chegar ao tratamento do esgoto, é de grande importância para os educadores, que poderão revisitar o assunto em sala de aula. O trabalho em plataforma e de forma parceira é essencial ao processo educacional das crianças”, argumentou.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		