Google for Education já está sendo utilizado no ensino de línguas na cidade.
Google for Education já está sendo utilizado no ensino de línguas na cidade.

O programa Escola Inovadora traz mais uma novidade para a educação de Jundiaí. No Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação, os alunos já utilizam o ‘Google For Education’, ferramenta que possibilita o compartilhamento de conteúdo, armazenamento de arquivos, realização de videoconferências, entre outros serviços. O objetivo é que, após o período de testes no ensino de línguas e de capacitação de professores e coordenadores, a tecnologia seja implantada também entre alunos da rede municipal de ensino.

O coordenador do Centro de Línguas, Cristian Barreto, responsável pelo treinamento dos alunos e professores para o uso do aplicativo, diz que nesta primeira fase, quatro turmas, totalizando cerca de 180 alunos, estão utilizando a plataforma. “Os alunos têm as aulas presenciais e os professores compartilham materiais extras e propõem tarefas”, explica.

A professora de espanhol, Caroline Veloso da Silva, adotou a tecnologia desde o início deste semestre. “Eu uso todos os recursos. Coloco áudios de falantes nativos, dou atividades associadas, proponho produção textual, faço avaliações, enfim. Está dando muito certo. Percebi que todos estão estudando mais e de forma autônoma, o que é importante. O celular veio para a sala de aula como ferramenta e vai ficar”, comentou.

E foi aprovado.

Marli Pimental, aluna de espanhol, diz que, embora diferente, utilizar a ferramenta é “bem fácil”. “Eu deixei um pouco as redes sociais de lado. Agora fico fazendo os deveres no celular. Ficou dinâmico e agregou muito. Estou encantada”, acrescentou.

 

[tdj-leia-tambem]

 

Iniciativa

De acordo com a diretora do Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação, Carolina Gasparotto Bertolo, a ideia de aplicar a tecnologia para alunos do município vai colocar a educação definitivamente na era digital. “Hoje, o departamento de formação e a área administrativa das escolas utilizam os recursos. A ideia é chegar nos alunos. Estamos iniciando as formações dos professores e coordenadores pedagógicos. Será uma mudança de paradigma”, conclui.

O projeto faz parte do programa Escola Inovadora e foi implantado pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), em parceria com a Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí).