
“Memórias brincantes constroem identidades”. Com esse tema, o muro interno da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Judith Arruda Carreta, na Vila Aparecida, passa por uma revitalização muito especial.
Os desenhos que agora serão representados na parede de concreto foram feitos pelas famílias dos alunos, que procuraram buscar na memórias as brincadeiras de infância e lembranças marcantes do bairro; as crianças também não perderam a oportunidade de fazer arte: o contorno das mãos com tinta colorida se transformou em copas de árvores e flores.
Analice Rocha Brito Ribeiro, 5 anos, estava encantada com a possibilidade de pintar flores no muro da escola em que estuda. “As flores enfeitam, são bonitas e deixa tudo colorido e alegre”, contou a menina.
[tdj-leia-tambem]
Para os pais dela, Priscila Ribeiro e Pauer Ribeiro, a pintura tem um significado ímpar. “Quando entro aqui é uma viagem ao passado. Relembro como era o parquinho onde brincava, as salas de aula, revivo o tempo com a minha filha”, explica a mãe, que frequentou a unidade quando criança.
Diretora da unidade, Marcela Pergolizzi Moraes de Oliveira, conta que a participação das famílias dos 142 alunos foi grande. “O projeto foi iniciado no primeiro semestre do ano, com o envolvimento das famílias. Elas desenharam como lembravam do bairro e as brincadeiras que eram realizadas na infância. São esses desenhos que irão inspirar a decoração do espaço”, comenta.
Toda a atividade artística das crianças nas paredes de blocos tem auxílio dos artistas do coletivo ‘The Kings’, que já realizou ação semelhante em outras unidades escolares. “São informações ricas, que demonstram como as crianças querem ter a escola e o seu bairro”, explica o líder do coletivo, Jensen Silva.
“Estamos com 70% da obra concluída. A ambiência tem contexto ampliado e a participação das famílias, alunos e servidores na atividade promove a ressignificação do espaço”, conclui a supervisora educacional, Débora Juvêncio.
