Professoras segurando certificado ao lado do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado
Escola de Jundiaí recebe certificado do ‘Programa Escola do Bem’ da ONU (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Alceu de Toledo Pontes recebeu, na quinta-feira (21), a certificação do Instituto NOA pela participação no Programa Escola do Bem, que tem como objetivo incentivar e difundir boas práticas sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A partir do próximo ano, várias atividades serão incorporadas ao programa pedagógico da unidade elaborado no conceito Escola Inovadora e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. 

A entrega foi realizada no gabinete do Prefeito Luiz Fernando Machado pela presidente do Instituto, Lucy de Miguel, que também oficializou a certificação para a cidade e para a escola ‘Crescer e Aprender’ – creche credenciada pela Prefeitura de Jundiaí. 

O prefeito afirmou que a educação é um “pilar de investimento” de sua gestão e que o foco tem sido a construção de uma sociedade prepara para os desafios do futuro, sustentável e engajada com os objetivos da ONU. 

“Uma cidade boa para as crianças, é uma cidade boa para todos”.

Para a diretora da Emeb, Maria de Lourdes Pollegatto R. Carbonari, o projeto é fundamental para o desenvolvimento sustentável e adiantou que, no próximo ano, o programa terá mais atividades de mobilização social. 

A presidente do Instituto, Lucy de Miguel, destacou as iniciativas municipais que, segundo ela, são positivas e servem de exemplo para outros município. “Vamos levar como exemplo para outras cidades”, afirmou. 

Conheça a Escola do Bem

A Emeb Alceu de Toledo Pontes conta com cerca de 160 alunos, entre G4 e G5, que são estimulados a encaminhar material escolar que não esteja em condições de uso/danificados, para a unidade, que faz a destinação para a escola parceira, Crescer e Aprender. 

A contrapartida da arrecadação será uma máquina de plastificação. A meta estabelecida é conseguir 210 quilos de materiais para enviar a Terracycle, que fará a reciclagem, transformando-os em bancos, lixeiras e cabides. 

Lápis, caneta, borracha, lápis de cor, lapiseira, apontador, marca-texto, caneta hidrocor, entre outros itens escolares, podem ser reciclados. As doações podem ser feitas na Escola Crescer e Aprender (Rua Tenente Ary, 304, Vianelo), telefone (11) 4586-3791; ou na Emeb Alceu de Toledo Pontes (Rua França, 124, Centro), telefone (11) 4521-1674.

[tdj-leia-tambem]