
A coletânea de livros de arte “Por Um Mundo Melhor”, de Renata Cunha e ilustrações de Ana Paula Luengo não vai apenas integrar a biblioteca da Emeb Pedro de Oliveira, mas também será a base para a oficina gratuita de contação de histórias para cerca de 48 professores da escola.
A ação, que será realizada na própria unidade em dois períodos, das 8h às 11h e das 14h às 17h, pela Trupe BorboLetras e composta pelas artistas Alba Brito e Gizele Panza, é uma iniciativa que conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Proac – ICMS/SP) e patrocínio da Coca-Cola FEMSA. A produção é da Renovarte Produções Culturais, em parceria com a Favorita Cultura e Esporte.
[tdj-leia-tambem]
Na coletânea de livros, as crianças aprendem lições importantes que tornam o mundo melhor, como o ato de compartilhar e não desperdiçar, cuidar da natureza, de si próprio, da saúde física e mental, ser gentil, ter amor próprio e ser grato. Os cinco livros (“Um para você outro para mim”, “Por quê?”, “Durma Bem”, “Com Licença” e “Respire fundo”) trazem assuntos ligados aos sentimentos, emoções e ações e encorajam uma reflexão bastante necessária mesmo na infância.

Em outros anos, o projeto passou pelas cidades de Volta Redonda/RJ, Macaé/RJ e Camaçari/BA. Em 2019 já esteve em Salto e no bairro Parque Novo Mundo, e beneficiará ainda escolas de Indaiatuba, atendendo mais de 150 professores da rede pública do estado. A oficina busca transmitir para os educadores a importância de trabalhar o lúdico e a criatividade em sala de aula, e ainda contempla as bibliotecas das escolas atendidas com as obras. Também foi oferecida para docentes de Libras, trabalhando a inclusão social, e em cada ação busca perpetuar os valores presentes nos livros.