Encontro aconteceu no Complexo Argos. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)
Encontro aconteceu no Complexo Argos. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Inspirados pela premiação da educadora jundiaiense, Arabelle Calciolari, no evento Educador Nota 10, com o projeto “Os Beatles – Seu Tempo e Sua História”, uma comitiva de educadores de Pernambuco visitou Jundiaí na última semana para conhecer os projetos desenvolvidos pela Escola Inovadora.

“A Arabelle mostrou a realidade pedagógica da cidade, o comprometimento no desenvolvimento das crianças, a forma como cuida das crianças e o comprometimento com o ensino de qualidade. Isso despertou nosso interesse em conhecer detalhadamente Jundiaí, para levar para nossa cidade experiências positivas em gestão da educação e de projetos”, explica Marilúcia Francisco da Silva, gerente pedagógica da Secretaria de Educação da cidade de Paulista, em Pernambuco.

Além do encontro, realizado no Complexo Argos, a comitiva também visitou o Fab Lab, iniciativa que chamou a atenção dos educadores, e escolas municipais.  “Jundiaí é uma cidade comprometida com a Educação. Comprovamos isso com visitas às Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Rita Ludke e Clotilde Copelli de Miranda e com a conversa com os gestores, que explicaram todos os projetos que fazem parte da Escola Inovadora. Vamos replicar as ideias aplicadas aqui, para incentivar”, comenta Marilúcia.

[tdj-leia-tambem]

A comitiva volta para a cidade pernambucana com o exemplo das ações realizadas em Jundiaí, com a meta de implementar as iniciativas para a melhoria da qualidade do ensino municipal, aos 19 mil estudantes das 62 unidades escolares que tem IDEB de 4,7 registrado em 2017.

De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, a recepção das educadoras em busca de detalhes sobre a Escola Inovadora é mais um reconhecimento da qualidade da Educação de Jundiaí. “O modelo educacional implementado com pilares em formação continuada, ambiência e desenvolvimento das crianças tem o foco na formação de crianças potentes, investigadoras, ‘makers’ e que sejam preparadas para os desafios que enfrentarão. Ficamos felizes e gratos por poder mostrar o que temos desenvolvido, servindo de exemplo para outras cidades”, conta. Jundiaí registra IDEB de 7,1, índice que era projetado para o ano de 2021.