
A obra dos Irmãos Grimm, ‘João e Maria’, em que as crianças encontram a casa de uma feiticeira recheada de doces e passam a ser reféns da mulher, que os alimenta com muito açúcar com o objetivo de os engordar, serviu para os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Haydee Dumangin Mojola, na Vila Hortolândia, aprenderem sobre alimentação saudável.
O assunto faz parte do Programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí e é aplicada na prática com as crianças, em oficinas de preparo das receitas.
Em comemoração à Semana da Crianças, os alunos da unidade elaboraram ‘cajuzinhos funcionais’ com amendoim, macadâmia, aveia, cacau sem açúcar, tâmaras e melado de cana, ingredientes ricos em nutrientes benéficos à saúde.
“Eu adoro doces, mas o açúcar não faz bem para a saúde. Estou aprendendo a fazer esse docinho com amendoim, que tem cheiro e sabor de brigadeiro. Gostei bastante e vou falar para fazer em casa também”, explica Luna Ribas de Lima, aluna do Grupo 5, da Educação Infantil.
Pietro Domingues é um fanático por chocolate. “Gosto de brigadeiro, sorvete de chocolate, bolo de chocolate, tudo que tem chocolate. Esse doce tem cheiro de brigadeiro e eu fiz o docinho que comi. Foi muito gostoso”, comenta o menino, também do Grupo 5 da unidade.
Mais interessada nos nutrientes, Gabriela Fernanda Custódio, interpretou a ‘Maria’, na encenação realizada antes da oficina.
“Os ingredientes fazem bem para a saúde. Tem amendoim, aveia e cacau que é bom para a memória. E não tem açúcar branco, que engorda”, conta a menina, que ficou animada com a possibilidade de fazer o doce em casa, já que a receita será encaminhada na agenda das crianças.
Segundo a diretora da EMEB, Jussara Nascimento de Oliveira, as oficinas de alimentação saudável são realizadas periodicamente da unidade.
“Desta vez, por ser Semana da Criança, a atividade foi elaborada com um docinho saudável. Na semana passada, as crianças também realizaram uma oficina de salada de frutas. Com o envolvimento na produção, as crianças aprendem e replicam as informações em casa e disseminam a importância da alimentação com menos açúcar e mais saudável”, detalha.
cajuzinhos funcionais’ com amendoim, macadâmia, aveia, cacau sem açúcar, tâmaras e melado de cana, ingredientes ricos em nutrientes benéficos à saúde
A oficina foi elaborada durante a aula de Educação Física das crianças e orientada pela professora Thais Guerreiro Mondo.
“Integrante do Programa Escola Inovadora, a alimentação saudável faz parte do cotidiano escolar dos alunos e são replicados fora do ambiente escolar. O cacau, por exemplo, usado na receita, é o mesmo que já é servido para as crianças, sem adição de açúcar. Já o melado e a tâmara, além de adoçar, acrescentam ferro, potássio, vitaminas e são antioxidantes”, explica.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		