Os livros de cada turma serão lançados no próximo mês, em um dia de autógrafos. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)
Os livros de cada turma serão lançados no próximo mês, em um dia de autógrafos. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Depois dos alunos de 4 e 5 anos produzirem suas próprias histórias, a Escola Municipal de Educação Básica Amélia Lima Lopes, na Vila Esperança, de Jundiaí, vai promover um dia do autógrafo, trazendo as famílias ao ambiente escolar para prestigiar as crianças.

As histórias escritas vão integrar um livro com todos os contos da turma. Ao todo, 200 crianças participam do projeto que tem como principal objetivo o fomento à leitura, uma das metas do Programa Escola Inovadora.

Flora Molina Petrelli, coordenadora pedagógica da unidade, explica um pouco sobre o projeto pedagógico, o qual foi desenvolvido ao longo do ano. “Todo o trabalho foi realizado nas salas, com os alunos escolhendo como seria o livro (em forma de conto inédito ou releitura de textos conhecidos), ilustrando com desenhos, colagens ou personagens com massa de modelar. O projeto contou com participação de todos os alunos, inclusive das famílias, que foram envolvidas com a escrita da biografia dos autores. As crianças estão entusiasmadas, assim como as famílias. No dia de entrega dos livros, cada um irá autografar o exemplar”, relata.

[tdj-leia-tambem]

Yasmin Fernandes Pereira, do G5, está entusiasmada com a obra desenvolvida coletivamente. “A nossa turma criou o conto da ‘Coruja Desastrada’, que conta a história de uma corujinha que caiu e quebrou a asa e precisou ir para o pronto-socorro fazer um exame”, explica a menina.

Os colegas Gustavo Almeida, Valentina Careta Sávio e Murilo Gomes Antunes desenharam e ajudaram na construção da história. A obra esconde uma homenagem, que só será revelada quando os livros forem entregues, no final do próximo mês.

De acordo com a supervisora de Educação Infantil, Adriana Uemori, “uma cidade educadora, direcionada para as crianças, que incentiva a leitura, terá como resultado alunos com gosto pela leitura e a certeza de que são capazes de muitas aprendizagens”, resume.