Fab Lab

Mais uma boa notícia diante do avanço da imunização contra a Covid19 em Jundiaí e que possibilita, ainda com toda segurança e protocolos sanitários, a retomada gradativa de atividades presenciais: o laboratório Fab Lab voltou a receber estudantes.

A partir deste mês, o espaço que conta com computadores, ferramentas, impressoras 3D, plotter de recorte, fresadora de precisão, máquina de costura e TV conectada à internet está à disposição da população. Desde a inauguração, em 2018, já passaram por ali 2,5 mil alunos, 800 educadores e 200 cidadãos.

Toda a tecnologia empregada no Fab Lab possibilita o contato em tempo real dos alunos de 1,6 mil laboratórios espalhados pelo mundo para a troca de experiências e busca de soluções conjuntas. Foi o que experimentou Sonia Stephanie da Cruz Shieh, aluna da EMEB Irmã Úrsula Gherello.

“É um lugar bem educativo, que tem bastante coisa legal e muita tecnologia. Aqui nós podemos mexer com jogos e modelagem 3D. O mais legal é que aqui aprendemos coisas novas e diferentes da sala de aula, por conta de tanta tecnologia e computadores”, afirmou.

O laboratório ainda conecta os quase 21 mil alunos do Ensino Fundamental com estudantes de 30 países do mundo. “Jundiaí caminha para ser uma smart city e é a Cidade das Crianças. O Fab Lab, além de estar ligado às estratégias de internacionalização da cidade, tem o foco de proporcionar aos alunos formas inovadoras de aprendizagem e de oportunizar que eles possam se conectar a uma comunidade global de alunos, educadores, pesquisadores e inovadores”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

Laboratório conecta estudantes de Jundiaí com o mundo todo: experiência para a vida toda (Foto: PMJ)

Protagonismo

Além de atender os estudantes do Ensino Fundamental, o Fab Lab também pode receber a população, com acompanhamento técnico e gratuito para o incentivo ao desenvolvimento de projetos e protótipos.

O agendamento é feito pessoalmente ou pelo telefone 4588-5377. O atendimento é de segunda à sexta, das 16h30 às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h. Um ‘Faber’ do Sesi auxilia os interessados sobre o funcionamento dos equipamentos.

[tdj-leia-tambem]

Este espaço é o resultado de um convênio entre a Prefeitura de Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Educação e programa Escola Inovadora, com o Sesi e articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação – órgão ligado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

“A Escola Inovadora estimula o protagonismo dos alunos a assumirem a prática, a produção, a investigação e a exploração, o Fab Lab é um espaço onde a criança pode colocar em prática a teoria aprendida”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.