prefeito de jundiaí e 1º Diretor Secretário, Vandermir Francesconi Júnior das Federações das Indústrias de São Paulo na frente de painel da escola inovadora, segurando certificado e ao lado de duas mulheres. à frente, crianças e outras pessoas escutam sobre o anuncio do novo certificado do fablab
FabLab de Jundiaí é certificado e agora faz parte de rede internacional

O FabLab de Jundiaí foi certificado e agora faz parte de uma rede internacional. Isso vai permitir com que o espaço, feito em parceria com o SESI, esteja integrado com outros 1 mil FabLabs ao redor do mundo, auxiliando na troca de informações e realização de projetos.

Inaugurado em 2018, por meio do projeto Escola Inovadora, da Prefeitura de Jundiaí, o FabLab é um laboratório de fabricação digital, estruturado com equipamentos, ferramentas e expertises disponíveis para que estudantes transformem ideias em realidade. O espaço fica dentro do Complexo Argos.

De acordo com o SESI, idealizador da plataforma, o FabLab não é um laboratório comum: o foco principal do trabalho está na resolução de problemas, melhorias em processos e na busca por soluções que façam a diferença para pessoas.

Representando o SESI e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o 1º Diretor Secretário, Vandermir Francesconi Júnior, falou sobre a novidade.

“Esse é um certificado que permite a interação com o mundo inteiro, então as crianças além de interagirem aqui, conseguem interagir com o resto do mundo. É realmente a internacionalização de Jundiaí”, afirmou.

O FabLab

Até o momento, 2,1 mil alunos usaram o espaço para o desenvolvimento de projetos. 700 educadores da rede municipal também passaram por formação no local. Além disso, foram realizados 80 projetos de professores e escolas.

O Espaço conta com bancadas para trabalho, computadores, ferramentas, impressores 3D, plotter de record, fresadora de precisão, máquina de costura e TV conectada com os demais laboratórios espalhados pelo mundo.

[tdj-leia-tambem]

Para usar os equipamentos, basta agendar pelo 4588-5377. Os horários disponíveis para a população são de segunda à sexta-feira, das 18h Às 21h, e aos sábados, das 08h às 12h.

Esses laboratórios estão disponíveis em vários países. No Brasil são cerca de 40. Cada um tem um foco nas demandas regionais, formando uma grande rede para o compartilhamento de soluções.