
A EMEB Wilma Nalin Fávaro, localizada no bairro Jardim Santas Gertrudes, em Jundiaí, passou por reforma e ganhou novas atrações. Entre as novidades da Escola Inovadora, está um deck de madeira, mirante sob as árvores, brinquedos com água, revitalização do parque infantil e ampliação da área externa de brincar.
“Um dos eixos da Escola Inovadora é a ambiência escolar, que prima em como organizar os espaços das escolas para que todos sejam de aprendizagem”, afirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. O espaço atende cinco turmas do berçário ao grupo 3, crianças na faixa etária de 6 meses a 3 anos. Por isso, as obras priorizam mais espaços para atividades ao ar livre e em contato com a natureza, com foco no projeto de desemparedamento da infância.
Muro conta com janelas para que as crianças possam observar a praça em frente à escola (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
A escola também recebeu a visita do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, na manhã desta quinta-feira (29). “A escola, integrada à praça e aos equipamentos do entorno, promove uma convivência dos alunos com a comunidade. O processo de educação na cidade é realizado também fora dos muros da escola”, destaca Luiz.
O vice-prefeito Gustavo Martinelli também destacou a inovação. “Contato com a natureza, ampliação da área externa de brincar e revitalização do parque infantil, que agora tem até brinquedos com água. Todas essas novidades já são realidade na EMEB Wilma Nalin Fávaro, no Jardim Santa Gertrudes. A integração com a praça que fica em frente à escola também foi pensada para que as crianças possam aprender e se desenvolver fora do ambiente da sala de aula. Uma proposta inovadora de aprendizagem e de cuidado com as nossas crianças”.
A praça em frente à escola também foi revitalizada e recebeu os conceitos da Urban 95, com intervenções voltadas ao universo infantil, pensando no trajeto das crianças até a escola. A medida foi uma solicitação da comunidade em fóruns descentralizados promovidos pela Unidade de Cultura.
Estiveram presentes na visita à escola os gestores de Cultura, Marcelo Peroni, e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adílson Rosa, além de vereadores.
Investimento
O investimento nas obras na EMEB foi de R$ 420 mil. As obras contemplaram ainda a construção de lixeira, revisão do telhado, calhas e rufos, das instalações elétricas, hidráulicas, adequação do parque infantil, das portas de madeira e dos caixilhos metálicos, colocação de grama sintética, da cozinha e pintura geral.
Atualmente, Jundiaí investe R$ 15,7 milhões em obras de ambiência escolar em seis Escolas Inovadoras.
