
O projeto RenovAção, parceria entre Coca-Cola FEMSA Brasil e a Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, é finalista da edição 2021 do Prêmio Nana Mininni Medina, referência no Brasil em educação ambiental, promovido pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais.
Implantado em 2019, o objetivo do projeto é promover ações de educação ambiental em escolas municipais e de educação financeira para apoiar a coleta seletiva. O RenovAção é uma atividade articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação e pela Prefeitura. É vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, e tem a execução técnica do GAIA Social.
Sobre o projeto
“O trabalho realizado em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil é mais uma ação do Escola Inovadora e consolida o empenho da Educação de Jundiaí em estimular nas crianças a formação da consciência ambiental. Sabemos que, no futuro, isso refletirá em efeitos positivos na preservação do meio ambiente em nossa cidade”, salienta o prefeito Luiz Fernando Machado.
“Estar entre os finalistas de um prêmio tão relevante é um grande orgulho e atesta o reconhecimento a um projeto que, por meio de uma parceria bastante enriquecedora com o poder público de Jundiaí, vem demonstrando toda a sua vocação para contribuir na construção de um mundo mais sustentável por meio da educação”, destaca André Porto, gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

O projeto estimula os estudantes e a população do entorno das escolas para a adoção de hábitos visando promover a reutilização e a reciclagem. Assim, conscientizando esse público para a importância de garantir a sustentabilidade do planeta por meio da preservação ambiental.
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques salienta a importância do projeto que extrapola os muros da escola. “O RenovAção é construído entre os parceiros e principalmente por meio da escuta com todos os educadores das escolas envolvidas, cozinheiros, professores, assistentes e os estudantes trabalham juntos para que as ações cheguem na comunidade e não fiquem apenas no ambiente escolar”, explica.
Oficinas formativas
Em três anos de realização, o Projeto reuniu mais de seis mil alunos de dez escolas participantes. Foram realizadas dez oficinas formativas com cerca de 350 multiplicadores de boas práticas ambientais na comunidade. Estão entre eles: alunos, funcionários e moradores vizinhos das escolas participantes. Houve a montagem de infraestrutura para arrecadação de PET em sete escolas e a instalação de sistemas para captação de água de chuva em três estabelecimentos. Além disso, a realização de oficinas sobre compostagem e a produção de vídeos e webinares por alunos e professores.
Sobre o prêmio
O RenovAção é um dos 14 projetos finalistas da premiação, selecionados segundo a comissão avaliadora como excelentes projetos. Foi considerado o objetivo, a metodologia utilizada, a amplitude de suas atividades, o público impactado e os resultados alcançados.
O prêmio homenageia a Dra. Nana Mininni Medina, que se notabilizou por sua relevante contribuição aos estudos em educação ambiental no Brasil e no exterior. A distinção tem o objetivo de certificar os melhores projetos em educação ambiental nas categorias formal e não-formal.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 8 de abril, em Bento Gonçalves (RS), no encerramento da Conferência Internacional de Educação Ambiental. O evento é promovido pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, organização sem fins econômicos fundada em 2005.