
Alunos de três a cinco anos da Emeb Luiz Bárbaro, do bairro Ponte São João, tiveram uma manhã especial na última quarta-feira (18). Os pequenos receberam os músicos do Quarteto de Cordas da Orquestra Municipal de Jundiaí e aprenderam mais sobre os sons e os instrumentos que fazem parte da música erudita.
Yasmin Cau, uma das 230 crianças que acompanharam a atividade, escolheu o violoncelo como seu instrumento preferido. “Gostei muito da apresentação e reconheci a música da Pequena Sereia. Fiquei com vontade de dançar”, comentou a pequena de quatro anos, próximo à idade com que Mozart debutou como compositor.
A apresentação contou com a mediação de Claudia Feres, maestrina e regente titular da Orquestra, que apresentou aos alunos, os músicos, a fabricação e manuseio de cada instrumento.
Até o final do ano, outras escolas municipais devem receber apresentações similares e também de outros corpos artísticos da Orquestra Municipal.
[tdj-leia-tambem]
O gestor da Unidade de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, ressaltou a importância dos corpos artísticos mantidos pela Prefeitura. Além da Orquestra, Jundiaí conta com as companhias Jovens de Dança e de Teatro, além do Coral Municipal. “Por meio das atividades descentralizadas nas unidades escolares, trabalha-se a formação de público, já que as crianças são multiplicadores e incentivam a ida dos pais aos espaços culturais municipais”, conclui o gestor.
