
As professoras Sandra da Silva Silveira Ougvi e Sandra Regina Borges Sant’Anna tiveram uma ideia bacana para unir ainda mais as turmas do primeiro e terceiro anos da Emeb Flávio D’Angieri, escola da rede municipal de ensino no bairro Anhangabaú. Mesmo os alunos que preferiram permanecer em casa podem ficar mais próximos dos educadores e também dos colegas, dentro do programa Escola Inovadora.
A ideia foi oferecer as aulas simultaneamente para alunos presenciais e on-line, contribuindo para ampliar a aprendizagem das crianças. “A gestão nos propôs a leitura de livros e materiais. Entendemos que as atividades simultâneas já são realizadas há tempos pelo ensino superior. Como ainda estamos vivendo uma pandemia, decidimos iniciar essa atividade também com o ensino fundamental. No 1º ano, as crianças estão em fase de alfabetização e estar mais próxima delas é importante, pois envolve fonética e oralidade, que é facilitada pelas atividades síncronas”, comenta a professora Sandra Ougvi.
Os alunos afirmaram que aprenderam a ler e escrever com a professora Sandra, mesmo em sistema remoto. Com apenas 6 anos, Marcela Ferreira contou o que aprendeu com a nova dinâmica da aula. “Eu já sei o alfabeto completo, nome das frutas e a ler e escrever algumas palavras”.

Além de Marcela, Miguel, Raissa, Beatriz e Caroline contaram que já evoluíram na leitura e escrita. Mas junto com os outros amigos, eles também disseram que sentem falta de voltar para as aulas presenciais. “Sentimos saudades da professora, dos amigos e das aulas na escola”, falaram pela câmera do computador.
Entusiasmo
Na sala do 3º ano, o entusiasmo das aulas síncronas não é diferente. Elisa Di Berardo ainda não retornou para a escola, mas aprova as aulas simultâneas. “As atividades são interessantes, eu gostei bastante porque é mais fácil tirar as dúvidas com a professora e de aprender. Além disso, eu me sinto na aula com os meus amigos de classe que estão na escola”, comentou.
A opinião é compartilhada pela colega Kemilly Vitória de Brito de Souza, que estava em sala. “Pelo menos sabemos que eles estão estudando com todos nós. Eu estava com saudades dos amigos”, afirmou.

Elisa e Kemilly são alunas da professora Sandra Regina Borges Sant’Anna, que comentou que ter uma programação, um planejamento é primordial para a realização das aulas síncronas. “Manter a rotina deles é importante, por exemplo, hoje foi dia de prova e conseguimos fazer simultaneamente com os alunos”, comentou.
Os educadores contam com o Núcleo de Apoio às Tecnologias Educacionais da Unidade de Gestão de Educação, que foi criado para apoiar as iniciativas e auxiliar os educadores no uso das ferramentas digitais. Para estimular o desenvolvimento de iniciativas diferenciadas, o programa Escola Inovadora promove constantes capacitações com os profissionais da rede de ensino.
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“Oferecemos conteúdos para que os educadores possam aprimorar as atividades dentro da realidade vivenciada por elas. Essa é mais uma das iniciativas de sucesso que colhemos dos educadores da rede municipal de ensino, que atuam e trabalham para que a educação de boa qualidade chegue para todos”, afirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.