
Adriana Cristina Pereira (EMEB Edward Aleixo), Daniela Schincariol (EMEB Haydee Mojola) e Márcia Mendonça de Souza (EMEB Paulo Gonçalves de Melo) foram os nomes que se destacaram no “Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia”.
As três professoras da rede municipal de ensino de Jundiaí foram premiadas a partir de suas ações criativas durante as aulas remotas das crianças das EMEBs. O prêmio é promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Fundação Itaú Social.
Das 700 práticas inscritas, foram elegidos 100 vencedores. O projeto da premiação dá visibilidade ao trabalho dos educadores comprometidos com a aprendizagem, mesmo na linha de frente, enfrentando os desafios da pandemia da Covid19.
Pensando nisso, o programa Escola Inovadora, da Prefeitura de Jundiaí, desenvolve ações e investe na formação de profissionais da educação, adaptando suas práticas para o cenário atual. “O compromisso é manter a qualidade do processo educacional, apesar dos desafios trazidos pela pandemia. Superamos a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), porque temos uma equipe escolar comprometida em transmitir conhecimento e colaborar com a formação das nossas crianças”, afirma o prefeito, Luiz Fernando Machado.
Teatro virtual
A professora Adriana Pereira, da EMEB Edward Aleixo de Paula, no bairro Fazenda Grande, se inspirou em uma fala da gestora Vastí Ferrari Marques, em uma de suas formações pela rede municipal, para criar seu projeto: “Não podemos deixar nenhuma criança para trás”. A partir daí, a educadora teve a ideia de levar a encenação que fazia nas aulas para as crianças e as famílias, no universo online.
“Sempre fiz dramatizações com os alunos e para me reinventar durante a pandemia, levei essa atividade para o virtual, mas envolvendo as crianças e os pais. Como moro no bairro da escola, mantive todas as normas de segurança sanitária e fui na casa das famílias convidá-los a participar do teatrinho. O prêmio nos mostra que estamos no caminho certo”, pontua.

Foco no Brincar
Daniela Schincariol é educadora há mais de 20 anos, e atualmente leciona na EMEB Haydee Dumagin Mojola, na Vila Hortolândia. Um dos destaques da premiação, o projeto de Daniela com os alunos de 5 anos de idade foca nas brincadeiras. “A principal linguagem da criança é o brincar, é por meio dela que elas exploram, desenvolvem o autoconhecimento e a aprendizagem fica mais prazerosa e natural”, explica Daniela.
A professora também conta que o sucesso do trabalho se deve à parceria da escola e dos familiares das crianças. “O vínculo com o grupo foi importante para ter a boa resposta das famílias, que participaram mesmo que de maneira remota”.

Vínculo com a família
Para a professora Márcia Mendonça, da EMEB Paulo Gonçalves de Melo, no Jardim do Lago, o desafio foi um pouco maior. Educadora de crianças de 6 meses a 1 ano e meio de idade, que ainda não sabem usar o celular, Márcia precisou contar com a ajuda das famílias. “Primeiro tive que entender as dificuldades enfrentadas por eles. Para atender a todos com qualidade, optei por fazer atendimentos individuais. Essa ação surtiu um ótimo resultado, criou vínculo com a família”, conta.
Seu projeto de interação com contação de histórias e vídeos foi destaque entre as iniciativas da premição na região sudeste. “Receber a premiação foi muito gratificante, o reconhecimento do trabalho de toda uma equipe da escola e também dos pais, pois sem a participação de todos não teria sucesso com as práticas”, agradece.
