Valorização emocional: escola de Jundiaí homenageia avós de alunos
Valorização emocional: escola de Jundiaí homenageia avós de alunos

A valorização dos contatos emocionais faz parte das atividades do Programa Escola Inovadora, implantado na gestão do atual prefeito Luiz Fernando Machado. Na última semana, várias atividades foram realizadas nas escolas municipais com o envolvimento das famílias. 

Na sexta-feira (27), em comemoração à Semana do Idoso, a EMEB Fábio Mendes, no Engordadouro, realizou atividade especial com a participação dos avós e as crianças. 

“A ação é mais uma atividade da Escola Inovadora, que vem proporcionando novo significado para a Educação em Jundiaí”, detalha a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, que foi homenageada durante o evento.

Para o conselheiro do Comdipi, Vitório Ângelo Durigati, a aproximação dos avós para o apoio na educação dos netos é uma forma de valorizar a experiência e laços familiares. 

“Os avós têm muito a ensinar para os netos, por isso, a participação no cotidiano das crianças é importante. O encerramento das atividades da Semana do Idoso com a participação das crianças e seus avós em salas de aula proporcionam momentos diferentes e emocionantes”, garante.

Para a família de Catarina Freitas de Souza, 74 anos, o momento foi emocionante, já que a idosa viajou sozinha de São José dos Campos para Jundiaí exclusivamente para receber a homenagem da neta Sara, de 11 anos. 

“Ela ligou no meio da semana e disse: vó, a senhora é a única avó que eu tenho e gostaria que estivesse aqui para ser homenageada. O que os netos não pedem chorando que a gente não faz sorrindo, não é mesmo?”, conta a idosa, que se emocionou com as apresentações teatrais e canções.

[tdj-leia-tambem]

Anésio Fernandes, 72 anos, tem dois netos em idade escolar. “Tenho duas apresentações para participar. É muito bonito receber esse carinho dos netos”, comenta o aposentado, emocionado.

Cláudio de Campos, 72 anos, tem 13 netos sendo a caçula com apenas 8 meses. “Sempre que tem atividade na escola eu participo. É importante estar presente na educação das crianças. Temos muito o que ensinar e ajudar nos projetos das escolas”, explica o aposentado.