
O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os estudantes para demandas do futuro.
Segundo o vereador, o Programa Escola Inovadora de Jundiaí “tem-se destacado por seus resultados positivos e o impacto significativo na formação dos estudantes”. A iniciativa coordenada pela Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí introduziu uma variedade de equipamentos de tecnologia educacional nas escolas participantes.
Entre os dispositivos fornecidos estão Chromebooks, carrinhos de suporte, kits de material maker e tablets para o Programa “Estudo é Tudo”. Além disso, o Programa Escola Inovadora de Jundiaí introduziu 184 robôs educacionais, jogos de apoio às habilidades socioemocionais e telas interativas na Educação Infantil II. “Esses recursos tecnológicos têm sido utilizados para aprimorar o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes, possibilitando a realização de projetos sobre pontos históricos da cidade”, destaca o vereador sorocabano.

Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas participantes. “Essa habilidade, essencial para o século 21, possibilita que os alunos desenvolvam o pensamento lógico, a resolução de problemas e a criatividade. A aprendizagem de programação prepara os estudantes para uma variedade de carreiras futuras em diversos campos transformados pela tecnologia digital”, afirma o vereador.
Agora, ele espera sensibilizar o Executivo para que Sorocaba adote projeto semelhante, proporcionando aos estudantes “uma formação mais completa e adequada às exigências do futuro”.
[tdj-leia-tambem]