Alunos de Jundiaí recebem kits de jogos do programa MenteInovadora
Connect with us

Escola Inovadora

Alunos de Jundiaí recebem kits de jogos do programa MenteInovadora

No total, 28.212 alunos, da Educação Infantil II e Fundamental, receberão os jogos, em sua maioria de tabuleiro.

Published

on

Atualizado há

Alunos de Jundiaí recebem kits de jogos do programa MenteInovadora
O kit conta com três materiais: para o professor, para o aluno utilizar em sala de aula e para jogar em casa com a família (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta terça-feira (4), pais e alunos da EMEB Anna Pontes Chagas, no Jardim América, em Jundiaí, receberam os kits do programa MenteInovadora. Esse kit conta com três materiais baseados em jogos: para o professor, para o estudante utilizar em sala de aula e para o aluno levar e jogar em casa com a família. A princípio, 28.212 alunos, da Educação Infantil II e Ensino Fundamental, receberão os jogos, em sua maioria de tabuleiro.

O jogos do Programa MenteInovadora promovem um ensinamento lúdico para as crianças. Dessa forma, elas aprendem sobre regras, estratégias, respeito ao adversário, a lidar com frustrações, desenvolver cálculo mental e raciocínio lógico matemático.

O prefeito Luiz Fernando Machado acompanhou a entrega dos kits para as crianças e os pais da EMEB. “Essa parceria entre a família e a escola é a segurança da boa educação aqui em Jundiaí. Nós temos muito amor e vontade de cuidar cada vez mais das nossas crianças”, reforçou o prefeito.

Alunos de Jundiaí recebem kits de jogos do programa MenteInovadora
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Benefícios dos jogos

Rafael Carvalho, pai da pequena Rafaela, de 5 anos, recebeu o jogo nesta terça. De acordo com ele, a filha também vai aproveitar para aprender em casa. “A gente já percebeu que os jogos ajudam muito a desenvolver a esperteza e o pensamento crítico da criança”.

Alunos de Jundiaí recebem kits de jogos do programa MenteInovadora
Foto: Prefeitura de Jundiaí

“A principal contribuição dos jogos é cuidar da saúde emocional das crianças. A gente tem a certeza de que quando eles vivem a experiência do jogo, eles levam vários conceitos para a vida. Entre eles tolerância, respeito e resiliência”, elencou a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques.

Além disso, o conteúdo oferece ao professor autonomia para realizar o planejamento utilizando os jogos do programa tanto em sala de aula como em outros espaços da escola, por meio de metodologias inovadoras como o Ensino Híbrido e o Desemparedamento.

“Essa é a experiência que temos investido. A observação de ferramentas que estimulam o raciocínio e a estratégia da criança e que elas vão levar para casa e para a vida. A socialização ultrapassa os níveis de aprendizagem”, lembrou o gestor de Finanças e Governo, José Antônio Parimoschi.

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Published

on

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continue Reading

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Published

on

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continue Reading

Escola Inovadora

Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Published

on

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá…

Continue Reading

Escola Inovadora

‘Desemparedamento da Escola’ de Jundiaí é destaque em Denver, EUA

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí participou de uma conferência de educação infantil nos Estados Unidos, com representantes da Holanda, Bélgica e Peru.

Published

on

Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (14), a Unidade de Gestão de Jundiaí participou da Conferência da “Children & Nature Network”, em Denver, nos EUA. Esse ano, o encontro teve como tema “Desemparedamento da Escola”, e Jundiaí, mais uma vez, foi destaque internacional. A "Children & Nature Network" começou no dia 12 de junho e termina hoje (15), no Estado do Colorado. O evento…

Continue Reading

Escola Inovadora

Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

Published

on

Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha,…

Continue Reading