Diego, Miguel e Tiago: idealizadores da empreitada
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Instalado no Complexo Argos desde 2018, o FabLab de Jundiaí é o primeiro laboratório de fabricação digital municipal. O projeto é uma parceria da Prefeitura com o Sesi, integra o programa Escola Inovadora e atende as escolas da rede municipal. Além disso, o espaço também é aberto ao público interessado em geral, com acesso gratuito.

O espaço está disponível para qualquer munícipe que desejar utilizar a infraestrutura para a realização de projetos. Para acessar, basta apresentar a proposta e o agendamento gratuito por parte da equipe responsável. Assim, o time também indicará o material utilizado para o projeto, para custeio por parte do interessado.

“Além de um espaço que permite a investigação e busca por soluções das crianças da nossa rede municipal, o FabLab também é aberto para a sociedade em geral. Isso vai ao encontro da realidade contemporânea, que exige cada vez mais a capacidade e versatilidade das pessoas e dos profissionais. Mais uma vez, Jundiaí, em parceria com o Sesi, sai na frente e disponibiliza isso tudo de forma gratuita”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari.

Laboratório está instalado no Complexo Argos
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Periscópio Reverso

Um dos projetos recentemente desenvolvidos no FabLab foi um Periscópio Reverso. Ele simula para um adulto como é enxergar o mundo à sua volta a partir da altura de uma criança. A ideia partiu dos amigos Diego Oliveira, Miguel Pires e Tiago Gonçalves, que atuam na Unidade de Gestão de Governo e Finanças. Com isso, o projeto foi viabilizado pela Rede Jundiaí de Cooperação, que faz parte do Grupo de Trabalho “Criança na Cidade” da Prefeitura.

Miguel explica como surgiu a ideia de montar um periscópio. “Recebi, através de uma ‘newsletter’ da Global Designing Cities Initiative, o convite para participar de uma oficina de montagem. Como a organização é parceira da Rede Urban95, da qual a Prefeitura faz parte, me interessei e montei uma versão em papelão”.

Periscópio foi apresentado ao pedagogo Francesco Tonucci durante sua visita á Fábrica das Infâncias Japy
Periscópio foi apresentado ao pedagogo Francesco Tonucci (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Já Diego explicou como o grupo teve a ideia de desenvolver o projeto no FabLab. “Com a proximidade do Encontro de Cidades das Crianças, estávamos mostrando a primeira versão do periscópio para gestores e servidores, e a ideia partiu da gestora Vastí. Graças à estrutura do laboratório, pudemos montar em MDF e fazer as gravações 3D”.

Tiago compartilhou os próximos passos do projeto desenvolvido. “Já fomos procurados para disponibilizar versões do periscópio para profissionais de saúde que lidam diretamente com as crianças. A ideia também é montar unidades para deixar com os engenheiros da Prefeitura, para que pensem no olhar da criança durante a execução das obras”.

Como agendar

Os interessados em desenvolver projetos podem agendar sua visita através do telefone 4588-5377 ou pessoalmente no laboratório. Para este tipo de atendimento, o FabLab fica aberto de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h30.